Notícias / 22 · maio · 2023

Estudantes do Ceará são premiadas na ISEF, a maior feira internacional de ciências e engenharia

Elas são da cidade de Pedra Branca e se destacaram com o projeto de um novo filtro de carvão, capaz de tornar a água potável.

As estudantes Kalyne Vitória Falcão e Lauanda Vitoriano Lima, da Escola Estadual Antonio Rodrigues de Oliveira, de Pedra Branca (CE), conquistaram o primeiro lugar do prêmio USAID Science for Development – Climate and Environment Protection – na International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acaba de ser realizada entre 14 e 19 de maio, no Estados Unidos. Entregue pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional para iniciativas voltadas à proteção do clima e do meio ambiente, a premiação concedeu às alunas uma premiação de 5 mil dólares. 

O evento reuniu mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competiram na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, num total de US$ 9 milhões em premiações. 

A delegação brasileira na ISEF foi composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). No total, o Brasil conquistou cinco prêmios e uma menção honrosa na ISEF.

O projeto das estudantes de Pedra Branca foi um dos selecionados pela FEBRACE. O filtro de carvão desenvolvido por elas é capaz de ajustar todos os parâmetros físico-químicos da água, como condutibilidade, solidez e pH, para torná-la potável. O carvão é obtido da jurema-preta, uma planta abundante em todo semiárido nordestino que tem poucas aplicações comerciais e, portanto, acaba sendo descartada de forma inadequada em queimadas. 

Para produzi-lo, emite-se pouco gás carbônico, a uma taxa 87,5% menor do que as emissões das queimadas. O carvão é aplicado em conjunto com uma fibra siliconada, um produto com a aparência de um algodão, areia e pedra, também usado filtros convencionais. O grande diferencial do produto é a acessibilidade e o custo. Para produzir um filtro industrial desse carvão ativado, é preciso investir apenas 50 centavos em fibras siliconadas (já que os outros componentes podem ser encontrados com facilidade na natureza), enquanto filtros de água convencionais, que encontramos nas residências, custam ao consumidor 100 reais em média. 

*****************

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – (11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Gabriel Martino – (11) 94203-0534