Notícias / 16 · maio · 2022

Estudantes paraenses ganham prêmio de destaque em feira mundial de ciências

Projeto que busca divulgar as lendas do município de Igarapé-Miri foi um dos seis trabalhos brasileiros premiados na Regeneron ISEF, que terminou hoje (13/5), nos EUA. 

Ao unir o audiovisual com as lendas típicas de sua região, os estudantes Eloize Cristiny Quintal Ferreira e Oscar Cabral Paraguassu, da cidade Igarapé-Miri (PA), conquistaram a terceira colocação na categoria “Ciências Comportamentais e Sociais” e mais US$ 1 mil na Grand Awards Ceremony da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF). Veja aqui  o vídeo da premiação.

A Regeneron ISEF, que terminou hoje (13/5), na cidade de Atlanta (EUA), é a maior feira internacional de ciências e engenharia. O evento reuniu mais de 1.500 estudantes de cerca de 70 países e territórios, que competiram por cerca de US$ 8 milhões em prêmios, entre bolsas de estudo, estágios e viagens de campo. 

A delegação brasileira foi composta 26 estudantes, que apresentaram 18 projetos na mostra internacional. Eles foram selecionados em duas mostras nacionais: a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS).

Batizado de Anima Lendas, o projeto dos estudantes paraenses procura recontar as lendas do município Igarapé-Miri, onde ambos vivem. Eles estudam na Escola Municipal de Educação Fundamental Aristóteles Emiliano de Castro. A ideia surgiu de Eloize, ao observar o conhecimento de sua avó em relação às histórias e ver que a tradição estava se perdendo entre as novas gerações. Pensando nisso, ambos gravaram entrevistas com idosos que moram no município contando essas histórias e produziram documentários e um curta-metragem postados no youtube, além de um livro, revista em quadrinho, peças teatrais e um blog. 

Grupo de pessoas em pé

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Os brasileiros premiados na ISEF.

“Nosso objetivo é levar a cultura de Igarapé-Miri, onde a gente mora, no interior do Pará, para outras localidades. Para que as pessoas possam entender um pouco o que é nossa cultura”, diz a jovem pesquisadora. 

A maior dificuldade para a realização do projeto, segundo Eloize, foi a mobilização de recursos. Filmar, editar e produzir custa caro. A saída teve que ser encontrada por eles mesmos: rifas, sorteios, pedidos de ajuda. Os problemas, no entanto, foram recompensados pela premiação e reconhecimento na FEBRACE e na ISEF. 

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – (11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold – (11) 99912-8331