Notícias / 29 · set · 2021

E-books gratuitos apoiam a criação e o uso de espaço maker IoT educacional

A coleção Maker Space IoT, lançada em parceria entre a USP e Furnas, apresenta metodologias e práticas para implantação de ambientes de aprendizagem que estimulem o pensamento de Engenharia e o interesse pela Internet das Coisas no Ensino Médio.

São Paulo, 30 de setembro de 2021 – A coleção de e-books gratuitos Maker Space IoT [https://febrace.org.br/acervo/outros/colecao-maker-space-iot/] está sendo lançada hoje, com três volumes dirigidos a educadores e gestores da educação básica, em formato didático, e com linguagem acessível mesmo para quem não é da área de tecnologia. As publicações foram elaboradas a partir do projeto Internet das Coisas para Jovens do Ensino Médio (IoT EM), implantado em cinco escolas públicas do estado de São Paulo, em 2020, viabilizado por uma parceria entre a o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e a empresa Furnas Centrais Elétrica, com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O lançamento será no FEBRACE Talks mediado pela Dra. Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica da Coleção Maker Space IoT, com a participação de um gestor e um professor de escolas participantes do projeto.  A transmissão será ao vivo pelo canal da FEBRACE no Youtube, a partir das 18h, pelo link: https://youtu.be/kEgxBogHa8Q

O projeto IoT EM gerou aprendizagens e experiências que podem ser aproveitadas por todos os interessados em implantar práticas inovadoras em suas escolas. Por isso, com ênfase na formação docente, os livros digitais reúnem conteúdos teóricos, reflexões e sugestões de práticas para criação e utilização de espaços maker em diversos contextos pedagógicos e em diferentes realidades de ensino.

“A proposta é contribuir para que a educação pública possibilite aos jovens as competências compatíveis com a evolução da tecnologia. O projeto não propõe modelos prontos, mas reúne práticas inspiradoras e repertórios diversificados. Cada escola pode definir, a partir de sua realidade, o caminho mais adequado”, destaca a coordenadora do projeto, Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP.

No volume 1, os autores apresentam a base do pensamento maker, sua história e como se deu a evolução das primeiras atividades Do It Yourself (DIY), caseiras, até chegar a aos atuais ambientes maker. São descritos exemplos de espaços em funcionamento, desde os mais simples, implementados por adaptações de laboratórios já existentes, até propostas mais sofisticadas, construídas a partir de arquiteturas e layouts dedicados. O volume 2 aprofunda os conhecimentos sobre internet e a chamada Internet das Coisas (IoT), explorando a aplicação desses conceitos e práticas em benefício de uma inovação educacional.

O volume 3 é voltado a desenvolver o potencial e as possibilidades da aprendizagem com base em projetos para resolução de problemas significativos para os estudantes, a que se denomina, na coleção, Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (no inglês, Problem and Project Based Learning – PPBL). Essa metodologia transforma e enriquece as práticas pedagógicas, tanto para os alunos, quanto para os docentes.

LSI-TEC

O  Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. www.lsitec.org.br

Uma das áreas de atuação do LSITEC é a de ‘Tecnologia aplicada a Educação’ que busca desenvolver projetos que contribuem para melhorar as oportunidades de formação de adolescentes e a formação continuada de professores, na área de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nossas frentes de atuação em educação incluem: plataformas educacionais de baixo custo, software e hardware para aplicações educacionais, simuladores educacionais para museus, cursos de formação no ensino das ciências, online e presencial, e a organização de mostras e competições científicas, com destaque para a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Eletrobrás Furnas

A Eletrobras Furnas é uma empresa engajada na proteção e no pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, apoia projetos como o Internet das Coisas para jovens do Ensino Médio, pois com sua metodologia integrou Educação, Aprendizagem para o Trabalho e Inovação. Certamente um projeto que vem incrementar as oportunidades para esses que já fazem diferença hoje, mas contribuirão muito para o desenvolvimento de nossa sociedade com os novos conhecimentos adquiridos.

Agenda:

Dia: 30 de setembro

Horário: 18h – 18h45

Canal da FEBRACE no Youtube: https://youtu.be/kEgxBogHa8Q

A coleção Maker Space IoT está disponível para qualquer educador, gratuitamente, no link: https://febrace.org.br/acervo/outros/colecao-maker-space-iot/