Notícias / 05 · abr · 2022

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 1ª FEIRA DE CIÊNCIAS VIRTUAL DO BRASIL

Estudantes de todo o Brasil podem participar da 3ª edição da Feira Brasileira de Jovens Cientistas, que acontecerá entre os dias 23 a 26 de junho de 2022 de maneira totalmente virtual.

Com o propósito de transformar a nova geração de cientistas, a Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC) está com inscrições abertas para sua 3ª edição, que ocorrerá entre os dias 23 a 26 de junho de 2022, de modo totalmente virtual. A FBJC é aberta tanto a estudantes que possuem projetos científicos e desejam apresentá-lo no evento quanto a estudantes sem projetos e interessados em ciência, inovação e tecnologia. 

Em suas duas edições, a FBJC contou com a participação de 466 projetos finalistas e impactou mais de 1400 alunos de todas as regiões do Brasil. Dentre eles, mais de 55% eram do gênero feminino, 70% eram de instituições públicas de ensino e 40% se autodeclararam pretos, pardos, amarelos e indígenas. A FBJC contou ainda com a participação de 700 avaliadores universitários e mais de 30 organizações apoiadoras, como o Instituto de Liderança e Tecnologia (Inteli), a Embaixada dos EUA, Crimson Education, Girl Up, dentre outras. Além dessas organizações, a feira também já contou com o apoio do apresentador Luciano Huck e de palestrantes como o youtuber Felipe Castanhari e os cientistas Marcelo Gleiser, Márcia Barbosa e Jaqueline Góes.

Em sua 3ª edição, a FBJC pretende impactar muito mais. O objetivo central do evento é democratizar o acesso à ciência para jovens. Para isso, facilita o alcance de oportunidades científicas, além de integrar, desenvolver, conectar e valorizar o potencial de jovens cientistas e o impacto de seus projetos. O evento contará com palestras, workshops, apresentação dos projetos, atividades interativas e culturais, e é claro, uma Maratona de Inovação, atividade interativa na qual equipes deverão buscar soluções inovadoras e criativas para desafios indicados por iniciativas e organizações brasileiras de impacto social.

Um importante diferencial da FBJC é que além de oportunizar a apresentação de projetos científicos de modo virtual, o evento também é aberto a todos os jovens interessados em ciência e inovação que pretendem dar seu primeiro passo na pesquisa científica. Desde 2021, o evento também oferece atividades voltadas para todo o público geral interessado em participar das palestras do evento e das sessões de apresentação de projetos.

Para participar do evento, participantes com projeto devem se inscrever até dia 20/04 e estudantes sem projeto e público geral até dia 28/05. Os melhores colocados por área do conhecimento e as equipes destaques da Maratona de Inovação receberão medalhas e prêmios em dinheiro! Além disso, estudantes que apresentarem seus projetos concorrem a credenciais para feiras nacionais e internacionais, além de reconhecimentos de instituições parceiras referências em suas áreas. 

Inscreva-se pelo site: www.fbjc.com.br

Email: contato@fbjc.com.br

Instagram: @fbjc_