Notícias / 17 · fev · 2022

Inscrições para a 10ª edição do Desafio da Inovação vão até 7 de março

O curso gratuito é voltado à formação de docentes do ensino fundamental, médio e técnico, interessados na prática da iniciação científica e tecnológica na educação básica

São Paulo, 16 de fevereiro de 2022 – Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Desafio de Inovação, idealizado e promovido pelo Instituto 3M. O programa de formação para a prática da iniciação científica e tecnologia na educação básica está alinhado às diretrizes do novo ensino médio, implementado em todo o Brasil este ano. O curso online é dividido em quatro módulos de 30 horas cada, com previsão de término em setembro. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março pelo site.

São 200 vagas destinadas aos professores que lecionam no ensino fundamental, médio ou técnico da região metropolitana de Campinas e de Ribeirão Preto, em São Paulo, na rede pública de ensino. Ao longo da formação o professor terá acesso a métodos e ferramentas para aplicar com alunos em sala de aula, além de orientar  projetos para feiras de ciências desenvolvido pelos estudantes. O programa faz parte do curso de Formação de Professores e da Mostra de Ciências e Tecnologia, ambos idealizados pelo Instituto 3M, realizados pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o apoio da Poli-USP.

A grade curricular do curso contempla a introdução a abordagem de aprendizagem por projetos investigativos, além de ferramentas para auxiliar o professor na prática de desenvolvimento de projetos científicos e a preparação para apresentação de projetos em feiras de ciências. Em novembro, os professores apresentarão os projetos desenvolvidos com seus alunos na Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M, também na 10ª edição.

“A 3M tem um compromisso grande em contribuir para o fomento da ciência no Brasil. Por isso, por meio do Instituto 3M criamos o Desafio de Inovação. Em sua 10ª edição, queremos apoiar a formação e atuação dos professores nas áreas que envolvem a prática e investigação sobre a ciência e estamos obtendo ótimos resultados nos projetos inscritos todos os anos”, comenta Liliane Moura, supervisora do Instituo 3M.

Os cursistas serão certificados com a conclusão de cada um dos quatro módulos, totalizando 120 horas. O certificado é endossado pelo Instituto 3M e pela FEBRACE. Para mais informações sobre o Desafio de Inovação 2022 e conferir o regulamento completo, acessar https://formacao3m.febrace.org.br/v2022/.

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo. 

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 35,4 bilhões em vendas globais em 2021. No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020, alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram @3MBrasil.

Informações à imprensa:

3M do Brasil | LLYC Brasil

E-mail: 3m-imprensa@llorenteycuenca.com

Telefone: (11) 3060-3390