Notícias / 26 · mar · 2023

‘Manual do Mundo’: é possível fazer de qualidade na internet

Premiado no Guinness World Records como o maior canal do YouTube de ciência e tecnologia em Língua Portuguesa do mundo, ‘Manual do Mundo’ é fundamental para a ciência brasileira

Adrielly Kilryann / Comunicação Visual – Jornalismo Júnior

O canal do YouTube Manual do Mundo, idealizado pelo casal Iberê Thenório e Mariana Fulfaro, reúne, atualmente, cerca de 17,6 milhões de inscritos. Ele foi criado em 2008 e, com tantos anos de experiência, tornou-se o maior canal no YouTube de ciência e tecnologia na Língua Portuguesa, com seu nome escrito no Guinness Book em 2018.

Nesta reportagem, a nossa ex-repórter e atual Diretora do Laboratório, Alessandra Ueno, conta a trajetória do canal e analisa sua importância para a ciência no decorrer da sua história e para as gerações futuras.

Para isso, ela conversa diretamente com Iberê, um dos criadores do canal, e entrevista Karine Menoncin, jornalista pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS) cujo Trabalho de Conclusão de Curso tratou da importância do Manual do Mundo na popularização da ciência por meio do interdiscurso.

Nosso texto aborda a origem do Manual do Mundo, tendo detalhes mencionados pelo próprio Iberê sobre sua vontade de desbravar o conhecimento, suas habilidades de construção e desconstrução e o início da sua vida universitária em Jornalismo. Além disso, Iberê comenta sobre as conquistas que o canal lhe proporcionou, principalmente a construção de um submarino e o lançamento do livro “Dúvida Cruel”.

Karine Menoncin se posiciona como fã do canal, mas também como pesquisadora na área de Comunicação. A importância da transformação do discurso científico em um discurso didático é ressaltada pela jornalista. A pessoalidade que aproxima o espectador do canal traz uma relação mais próxima com a ciência e, portanto, o Manual do Mundo democratiza essa área que é majoritariamente acadêmica.

Confira a reportagem completa:

http://jornalismojunior.com.br/manualdo-mundo-e-a-ciencia-no-youtube/

Para mais informações, entre em contato com a Assessoria de Imprensa: imprensajota@gmail.com

Julia Ayumi Takeashi: (11) 99803-2447

Caroline Ferreira (11) 97959-1436