Notícias / 08 · abr · 2024

Mato Grosso do Sul conquista cinco prêmios na FEBRACE 2024

Premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, campus de Dourados, e da Nova Escola, em Campo Grande.

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam três prêmios ao projeto “Escritoras no Mato Grosso do Sul” de autoria de Edilaine Rodrigues Rocha, Ana Julia Souza Silva Leite e  Ana Laura Dias Garcia, estudantes do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Dourados. 

Da mesma escola, receberam mais um prêmio os alunos Ana Graziela Monteiro dos Santos, Victor Gabriel Chaparro Soares e Melly Sabrina Araújo Miranda, pelo projeto “O jogo digital como forma de ressignificar a aprendizagem: as heroínas plus em uma nova narrativa digital”; e da Nova Escola, em Campo Grande (MS), a aluna Zoë Mongeló Willemsen, autora do projeto “Tinta natural à base de jamelão (S. cumini)”, recebeu mais uma premiação. 

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientadas pela professora Karina Kristiane Vicelli, que recebeu da FEBRACE o Prêmio Professor Destaque, as maiores vencedoras do Mato Grosso do Sul ficaram em segundo lugar na Categoria Ciências Humanas, uma das sete categorias avaliadas pela Feira, e também receberam o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado pela organização do evento ao melhor trabalho de cada estado.

Já Willemsen, orientada pelos professores Igor Leal Brito e Amanda Dal’Ongaro Rodrigues, conquistou o quarto lugar na categoria na categoria Engenharia, também avaliada pela FEBRACE; e Ana Graziela, Vitor e Melly, orientados pelos professores Cláudia Santos Fernandes e Mauricio de Souza Estevam, levaram o Prêmio Inteli de Apoio à Inovação, do Instituto de Tecnologia e Liderança, que deu a eles uma Alexa, uma vaga em seu no bootcamp de férias, uma mentoria sobre carreiras do futuro e influência da tecnologia e brindes.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331