Notícias / 08 · abr · 2024

Minas Gerais conquista nove prêmios na FEBRACE 2024

Premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunos de escolas de Belo Horizonte, Ipatinga e Contagem, que se destacou com projeto que levou quatro prêmios. 

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam quatro prêmios ao projeto “Identificador de ovos de Ascaris lumbricoide através da inteligência artificial” de autoria de Rebeca Lorelayne Barbosa e Sâmella Ester Cordeiro Barbosa, estudantes do IEC – Unidade CENTEC, em Contagem (MG).

Os demais prêmios do estado foram destinados aos projetos “Blink Wheel: explorando a mobilidade com piscar dos olhos e LEDs infravermelhos”, de Rian Victor Reis Santos, Maria Eduarda Ferreira de Paiva e Gustavo Braz Loiola Januário, alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – unidade de Belo Horizonte (MG), “O uso do carvão de coco obtido por micro-ondas para adsorção de fármacos”, de Marco Desmolins Ribeiro, Davi de Magalhães Vianna Navarro e Henrique Nogueira Álvares, alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte — que levaram duas premiações cada um. E ao projeto “A popularização do cigarro eletrônico e suas consequências à saúde do usuário”, de Vitória Bital de Ávila, Artur Castro Silva e Pedro Luiz de Lima Nunes, alunos da Escola Educação Criativa, de Ipatinga (MG).

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientadas pelos professores Rodrigo Lobo Leite e Wendel Alves Damasceno, as estudantes de Contagem ficaram em terceiro lugar na categoria Ciências Biológicas, uma das sete categorias avaliadas pela FEBRACE; receberam o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado pela Feira ao melhor trabalho de cada estado; o Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que concedeu a elas fones de ouvido bluetooth; e o  Prêmio Publicação do Centro Científico Conhecer, que oferecerá a elas suporte ortográfico e científico para a publicação de um artigo na revista científica “Enciclopédia Biosfera”.

Sob orientação dos professores Tálita Sono e Sady Antônio dos Santos Filho, os alunos do CEFET-MG ficaram em quarto lugar na categoria Engenharia, outra categoria avaliada pela FEBRACE, e receberam o Prêmio Revista InCiência, que lhes concedeu um convite para publicar a pesquisa na revista científica do Colégio Dante Alighieri, de São Paulo (SP). Os alunos do Colégio Militar de Belo Horizonte, sob orientação de José Antônio Ribeiro de Araújo e Daniel Aparecido da Silva Rodrigues, também receberam esse prêmio e o Prêmio de Excelência FeNaDANTE, que forneceu a eles credenciais e isenção de inscrição para a Feira de Ciência e Tecnologia das Nações do Colégio Dante Alighieri, a ser realizada em setembro. 

Já os alunos de Ipatinga, orientados por Lorena Kelly Correia, receberam o Prêmio Destaque Fórum CCNTs, que possibilita a publicação do trabalho no site do Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs).

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331