Mostra de Ciências STEAM Jundiaí destaca projetos criativos de estudantes da educação básica, fundamental I, dos municípios de Jundiaí e Várzea Paulista
Mostra reúne projetos que vão de soluções sustentáveis, de inclusão e preservação ambiental, incluindo iniciativas como a “Eco Experience” e a “Versos refletidos no parque urbano mato dentro”.
No dia 5 de novembro, o Espaço Fundação, em Jundiaí, sediará a Mostra de Ciências STEAM Jundiaí, uma iniciativa da Fundação Siemens Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e com apoio da Escola Politécnica da USP (Poli-USP). Essa mostra é resultado da 2ª edição do projeto STEAM Conexões, que formou professores da rede pública de Jundiaí e Várzea Paulista, na metodologia STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para orientar alunos na criação de projetos investigativos e interdisciplinares.
Durante o evento, 33 projetos finalistas, desenvolvidos por 129 estudantes do ensino fundamental I, com idades entre 7 e 10 anos, serão avaliados por um Comitê composto por pesquisadores da USP, membros do LSI-TEC e profissionais voluntários da Fundação Siemens. Esses projetos foram selecionados entre 70 inscritos, por meio de uma etapa online, onde todos os estudantes apresentaram suas invenções para uma banca de avaliadores.
Os três melhores projetos receberão troféus em reconhecimento à excelência, enquanto todos os finalistas serão homenageados com medalhas e certificados. A avaliação dos projetos envolverá uma análise detalhada dos materiais produzidos pelos estudantes, incluindo plano de pesquisa, diário de bordo, protótipos e apresentações orais.
Roseli de Deus Lopes, professora da Poli-USP e coordenadora científica do programa, destaca o impacto transformador da metodologia STEAM: “Os projetos desenvolvidos pelos estudantes de Jundiaí e Várzea Paulista mostram como a metodologia STEAM estimula a curiosidade e o protagonismo desde cedo. Ao investigar temas como sustentabilidade, inclusão e preservação ambiental, as crianças compreendem que ciência e criatividade caminham juntas na construção de soluções reais para melhorar suas comunidades.”
A coordenadora de sustentabilidade da SIEMENS e secretária executiva da Fundação Siemens, Juliana Solai, reforça “É gratificante ver o potencial das crianças ao olharem para o seu dia a dia e conseguirem chegar em uma solução possível de ser colocada em prática, por meio de uma metodologia que incentiva a análise e o pensamento crítico. Os professores, sem dúvida, são a peça-chave para alcançar este resultado.”
Exposição para autoridades e comunidade educativa
A Mostra de Projetos estará aberta exclusivamente para visitação de representantes das Secretarias de Educação e das diretorias de ensino dos municípios de Jundiaí e Várzea Paulista, Fundação Siemens e empresas parceiras, além dos professores e estudantes envolvidos nos projetos selecionados como finalistas. A imprensa poderá cobrir o evento mediante alinhamento prévio.
Projetos em destaque
Entre os projetos selecionados estão iniciativas como a “Versos refletidos no parque urbano mato dentro- um patrimônio cultural afetivo – revelado em imagens e poemas”, da EMEB Irmã Flórida Mestag; “Do descarte à customização: Moda sustentável em ação”, da EMEB Prof. Marina A. R. Carvalho; “Foguete: Tecnologia e Exploração Espacial”, do CEMEB Prof. Juvelita Pereira; e o “Eco Experience – cinco sentidos em ação”, do CEMEB Erich Becker. As iniciativas destacam o protagonismo dos estudantes e o potencial da abordagem STEAM para conectar aprendizado, inovação e impacto positivo na comunidade.
Serviço
- Data: 5 de novembro de 2025
- Local: Espaço Fundação (Siemens Jundtech), Rua Gerson Benedito de Assis, 281, no Distrito Industrial, Jundiaí, SP
- Entrada: Gratuita para convidados e representantes da comunidade educativa
************
Sobre a Fundação Siemens: https://www.siemens-fundacao.org/
A Fundação Siemens foi criada em 1986, como iniciativa da Siemens, no Brasil. A instituição nasce com o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional no Brasil, por meio do STEAM – abordagem educacional que combina as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Os seus esforços ficam centralizados em 3 pilares de atuação: Educação STEAM, Inclusão Produtiva e Educação em Saúde, além disso ainda faz a gestão dos recursos incentivados das empresas apoiadoras e fica responsável pelo Programa de Voluntariado da Fundação SIEMENS. .
Sobre o LSI-TEC: www.lsitec.org.br
É uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), sem fins lucrativos, que desenvolve tecnologia avançada para oferecer soluções inovadoras, priorizando o interesse público e o desenvolvimento do País. Dirigido por professores da Universidade de São Paulo, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Uma das áreas de atuação do LSI-TEC é a de ‘Tecnologia aplicada a Educação’, que busca desenvolver projetos que contribuam para melhorar as oportunidades de formação de adolescentes e a formação continuada de professores, na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Eventos como a FEBRACE e os cursos da plataforma APICE são alguns de suas realizações.
Contato para imprensa
- Elena Saggio – LSI-TEC: elena.saggio@lsitec.org.br | (11) 98111-4487