Notícias / 13 · dez · 2021

Mostra Virtual de Ciências STEAM SP será aberta nesta quarta-feira, 15/12

Resultado de um programa de formação de professores em STEAM, a mostra apresenta 40 projetos científicos de alunos do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo.

Nos dias 15 e 16 de dezembro, será realizada a Mostra Virtual de Ciências STEAM SP com exposição de 40 projetos de ciências desenvolvidos por estudantes de estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo. Os projetos, apresentados por meio de vídeo, poster e resumo, poderão ser acessados por meio deste site: https://steamsaopaulo.febrace.org.br/.

A mostra envolve 99 estudantes orientados por 44 professores que participaram do Programa STEAM SP – uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao longo deste ano, esses professores receberam treinamento em práticas de educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos.

“Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em um ano muito difícil para a educação brasileira, com aulas a distância e atividades presenciais parciais. Os professores e estudantes que participaram do programa STEAM SP estão de parabéns pelo esforço, dedicação e resiliência”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica do programa. Ela destaca ainda que a inscrição espontânea no programa, por parte dos professores, mostra o empenho deles em buscar qualificação para melhorar o ensino público.

Criatividade – Pela plataforma virtual, o público poderá conhecer a criatividade dos jovens por meio de seus projetos científicos que, em sua maioria, apresentam soluções para problemas de suas comunidades. De Mogi das Cruzes, por exemplo, estudantes da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas desenvolveram um protótipo de irrigação automática de baixo custo voltado para agricultura familiar e de subsistência, com foco na produção orgânica de hortaliças. Outro exemplo vem da Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, de São Bernardo do Campo. Três alunos dessa instituição criaram um site, denominado “O Refúgio do estudante”, para receber denúncias e acolher vítimas de bullying.

O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa “STEM – Education for Innovation”. Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância.

Sobre a Fundação Internacional Siemens Stiftung: 

A Fundação Internacional Siemens Stiftung é uma entidade sem fins-lucrativos que atua globalmente, promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da educação. Na América Latina, trabalha em estreita colaboração com ministérios da educação, universidades e projetos de educação em STEM. No Brasil, a Siemens Stiftung atua em coordenação com a Fundação Siemens Brasil, que há mais de 30 anos tem o compromisso de contribuir para a melhoria do cenário educacional brasileiro, por meio de iniciativas que promovam o acesso ao conhecimento, estimulem o interesse pela ciência e ampliem o uso de tecnologias inovadoras com impacto social positivo na vida de milhares de alunos e professores.

Sobre o LSI-TEC:
A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e organizada e realizada por uma associação sem fins lucrativos, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros.
A associação LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.
www.lsitec.org.br

Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br | www.febrace.org.br/inspiradores
https://www.facebook.com/febrace | https://www.twitter.com/febrace
https://www.youtube.com/febrace | https://www.instagram.com/febrace
https://www.flickr.com/febrace | https://www.linkedin.com/company/febrace

Atendimento à imprensa:
FEBRACE

Elena Saggio – Gerência de Comunicação

elena.saggio@lsitec.org.br | (11) 98111-4487