Notícias / 01 · fev · 2022

O poder transformador da Ciência é tema de novo podcast

O programa “Mentes criativas, soluções inovadoras”, lançado pela FEBRACE, terá
duas séries de entrevistas. Uma delas, Mulheres na Ciência, traz relatos de meninas e professoras que trilharam carreiras de sucesso impulsionadas pela Ciência.

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) lança hoje (01/02) o programa de podcast Mentes criativas, soluções inovadoras. Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o novo podcast conta com duas séries de entrevistas: Mulheres na Ciência, já disponível nas principais plataformas, e Jovens Transformadores, que vai ao ar no dia 29 de março. Cada série conta com oito episódios, disponibilizados às terças-feiras, e divulgadas pelo site, Facebook e Instagram da FEBRACE.

“O programa é mais uma iniciativa para estimular jovens e docentes da educação básica a ampliarem seus horizontes a partir da Ciência”, afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora geral da FEBRACE. “Todos os anos, centenas de estudantes e professores, engajados em projetos de pesquisa científica e tecnológica, passam pela FEBRACE. Eles vêm de várias partes do País, de escolas públicas e privadas, e muitos têm suas vidas mudadas radicalmente a partir dessa experiência. O podcast tem o objetivo de contar essas histórias inspiradoras”, destaca. 

Na série Mulheres na Ciência, uma das entrevistadas é Adriana de Oliveira, de 28 anos. Engenheira Química em uma multinacional, nasceu em um bairro humilde na periferia de São Paulo, estudou em escola pública e teve bolsa alimentação para conseguir cursar uma universidade federal paulista. A experiência que teve ao participar da FEBRACE, ainda quando cursava o ensino médio, foi determinante para nunca desistir diante das adversidades. Outro destaque é a professora mineira Fernanda Aires Guedes Ferreira, de 35 anos. Apelidada de “rainha das feiras de ciência”, ela se notabilizou por suas iniciativas para promover o interesse dos jovens pelo pensamento científico em sua cidade, Mateus Leme. Uma delas foi a criação de uma organização sem fins lucrativos para promover atividades de formação e mostras de projetos. 

Ciência que empodera – Dados da Unesco apontam que menos de 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. E as razões para essa baixa participação feminina no mundo das ciências são puramente culturais e sociais. “Reduzir a diferença de gênero na Ciência é uma tarefa que cabe a toda a sociedade”, destaca a coordenadora da FEBRACE. 

“Além de enfrentar o preconceito, é preciso apoiar as mulheres para que sigam carreiras em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Este é um dos objetivos da série Mulheres na Ciência”, acrescenta. Segundo ela, ainda é muito comum que as mulheres sejam desincentivadas neste aspecto. “Acreditamos que exemplos de superação sirvam para encorajar outras meninas.”

Inovação que transforma – Já a série Jovens Transformadores será uma vitrine do poder criativo dos jovens do País. Trará entrevistas de estudantes que acreditaram que o conhecimento científico e tecnológico não é privilégio de poucos. “Eles vão contar suas histórias, mostrando que todas e todos são capazes de dominar as ciências e desenvolver soluções tecnológicas”, afirma a professora.

“Cada vez mais, os jovens estão conectados com os acontecimentos à sua volta e respondem com entusiasmo quando podem participar ativamente de sua formação, interagindo com os educadores mais intensamente, trabalhando em equipe, estudando questões relacionadas aos avanços sociais, tecnológicos e ambientais. Muitos desenvolvem projetos com grande potencial transformador, e é isso que será mostrado na série”, finaliza.

Sobre a FEBRACE:
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes que o executam e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que eles concebam e desenvolvam projetos investigativos.
A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços para a troca de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).
O MCTI, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida à sociedade

Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br | www.febrace.org.br/inspiradores
https://www.facebook.com/febrace | https://www.twitter.com/febrace
https://www.youtube.com/febrace | https://www.instagram.com/febrace
https://www.flickr.com/febrace | https://www.linkedin.com/company/febrace

Atendimento à imprensa:
FEBRACE

Elena Saggio – Gerência de Comunicação

elena.saggio@lsitec.org.br | (11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br

 (11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331