Notícias / 08 · abr · 2024

Paraíba conquista seis prêmios na FEBRACE 2024

Premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunos de escolas dos municípios de Patos, Santa Cruz, Catolé da Rocha e Campina Grande. 

Encerrou-se, no 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam seis prêmios a quatro projetos de alunos da Paraíba. 

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientado pelos professores Anni Mabelly Felipe Queroga Gouveia e Pablo Tadeu da Silva Pereira, o projeto “Sustainpav: transformando componentes poluentes em um pavimento mais sustentável na construção de vias urbanas”, das alunas Rayssa Coelho Silva e Tarsila Yohana Santos Medeiros, da Escola Sesi Dionísio Marques de Almeida, em Patos (PB), recebeu o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado pela FEBRACE ao melhor trabalho de cada estado, e o Prêmio da Feira Científica do Instituto Mocam, que concedeu credenciais e isenção de inscrição para as estudantes participarem do evento, a ser realizado em agosto, em Rolim de Moura (RO). 

Já o projeto “Tudo bem não estar bem: promovendo saúde mental nas escolas”, de autoria de Tarcila Lorena de Souza Oliveira e Maria Luiza Oliveira de Lima, alunas da Escola SESI – Unidade Prata, em Campina Grande (PB), sob orientação de Eduardo Adelino Ferreira e Mônica Larissa Aires de Macêdo, recebeu o 3º Lugar no Prêmio Manual do Mundo, do canal de YouTube Manual do Mundo, e o Prêmio Fórum CCNTs, do Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNTs) no Brasil, que as concedeu um convite para publicar o trabalho em seu site. 

Por sua vez, o projeto “Construção de fotômetro para análise de remoção de corante têxtil em soluções aquosas”, de Pedro Lucas Paiva dos Santos, Lara Bianca Vieira Dias e Nielson Maycon de Sousa, alunos do Instituto Federal da Paraíba, campus de Catolé do Rocha (PB), sob orientação da professora Tainá Souza Silva, recebeu o Prêmio FEBIC, que dá credenciais para a Feira Brasileira de Iniciação Científica, a ser realizada em setembro, em Pomerode (SC).  

E o projeto “A síntese de biodiesel com materiais alternativos em ambientes educacionais sem laboratório como prática de iniciação científica”, de Julia Beatriz de Andrade, Anna Lívia Torres Sarmento e João Bôsco Nazaré Queiroga Neto, alunos do SESI de Santa Cruz (PB), sob orientação da professora Ranniery Felix dos Santos, recebeu o Prêmio de Excelência FeNaDANTE, que os concedeu credenciais e isenção de inscrição para a Feira de Ciência e Tecnologia das Nações, a ser realizada em setembro pelo Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331