Notícias / 08 · abr · 2024

Paraná conquista 17 prêmios na FEBRACE 2024

Na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do Brasil, seis projetos do estado foram premiados em uma das sete categorias gerais, os mais importantes prêmios do evento; estudantes de Umuarama ficaram em primeiro na categoria Ciências Biológicas.

Encerrou-se, no último dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 17 prêmios a sete projetos de estudantes de escolas no Paraná.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Na categoria Ciências Biológicas, ficou em primeiro lugar o projeto “Nanocurativos biodegradáveis: obtenção de compósitos entre nanopartículas metálicas e alginato de sódio”, de Lucas Martins Santana de Araújo, Giovanna Pereira do Prado e Alan Matheus Carneiro Martins, alunos do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus de Umuarama, que também foram selecionados para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, a ser realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Em segundo lugar na categoria Ciências Humanas ficou o projeto “Cuidados paliativos: caracterização de classes de comportamentos a serem desempenhadas por profissionais da saúde”, de Ana Beatriz Filgueiras Tsuboi, aluna do Colégio Interativa, em Londrina (PR). 

Ainda na categoria Ciências Humanas, na terceira colocação ficou o projeto “Etnoastronomia e a valorização da cultura indígena”, de Gustavo Zapparoli Silveira Campos e Annie Vitória de Sousa Moura, alunos do Colégio Estadual Professor Newton Guimarães, também em Londrina. Já na categoria Ciências Biológicas, dividiram a terceira colocação os projetos “Pastilhase”, de Rebeca de Lima Oliveira Rocha, Davih Oliveira Freitag e Isabela Machado Viba, alunos do Colégio Sesi CIC, de Curitiba (PR); e “Biofilme: uma alternativa na conservação de vegetais in natura com o uso de extratos vegetais no cultivo de patógenos – fase V”, de Gabrieli Monique Campos, do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre, em Toledo (PR). 

Na quarta colocação, na categoria Ciências da Saúde, ficou o projeto “Síntese e caracterização das propriedades morfológicas e magnéticas de nanopartículas de óxido de ferro com aplicações na medicina”, de Maísa Strazzi Ceriani de Oliveira, da St. James’ International School, em Londrina.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331