Notícias / 12 · maio · 2023

Projeto brasileiro sobre evasão escolar conquista vaga na maior feira internacional de ciências

A estudante Kamylla Gontijo de Melo desenvolveu um protocolo para que as escolas possam detectar previamente casos de evasão e adotar medidas para evitá-los. 

Foi a partir de um projeto de monografia, feito em 2022 para a conclusão do curso na Escola Alef Peretz, unidade Paraisópolis, em São Paulo (SP), que a estudante Kamylla Gontijo de Melo (hoje na Faculdade de Educação da USP), desenvolveu um protocolo para evitar a evasão escolar. Seu projeto, que contrapõe a visão convencional das causas da evasão, foi um dos nove selecionados pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontece nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.

À época, Kammylla estudou como o conhecimento freireano se aplicava aos alunos de dois colégios, nos bairros do Campo Limpo e Paraisópolis, periferias da zona sul da capital paulista, aplicando um questionário sobre os fatores que levariam os alunos à evasão. Foram avaliados quatro critérios: capital econômico (condições financeiras para se deslocar à escola e se manter estudando), capital cultural (conhecimento necessário para o aluno compreender e se interessar pelas aulas), capital social (relações dos alunos entre eles e entre os professores em sala de aula) e capital saúde (problemas de saúde que comprometem a presença do estudante). 

Os resultados foram expressivos no que diz respeito ao capital econômico, que contemplou mais de 45% das respostas, e no capital cultural, presente em torno de 54% das respostas. “Isso vai ao encontro do que Paulo Freire define como desumanização do ensino, na qual o aluno fica cada vez mais distante da escola e consequentemente do conhecimento que os professores tentam depositar nele como indivíduos passivos, que apenas absorvem conteúdo; e contrapõe o que a UNICEF diz em seu relatório sobre evasão escolar divulgado no ano passado, em que aponta que a maioria dos alunos que abandonam os estudos fazem isso por falta de interesse”, afirma a pesquisadora. Com base nesses dados e em orientações de documentos do Ministério da Educação, ela elaborou um protocolo para que as escolas possam antever o problema e poder intervir para evitá-lo. 

O protocolo tem foco na prevenção, para detectar os alunos com propensão à evasão — ao contrário das políticas públicas atuais, que são focadas na reintrodução dos estudantes. Esse protocolo funciona como um questionário, que é aplicado ao aluno no momento em que ele se matricula em um novo ano letivo. “Verifiquei ainda um outro problema. Quando o aluno sai do ensino fundamental e vai para o ensino médio, momento em que ocorre mais evasões, a matrícula desse aluno é feita automaticamente. Por isso esses dados podem ser pouco assertivos”, complementa.

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Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

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