Projeto do Ceará é premiado na maior feira internacional de ciências e engenharia
Gabrielle de Oliveira Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape, foi segunda colocada na categoria Plant Sciences ao desenvolver um conservante natural para tomates, que preserva o fruto durante um período de 21 a 27 dias.
Para conter o desperdício de frutas e hortaliças no Brasil, Gabrielle de Oliveira Rodrigues, estudante da Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape (CE), desenvolveu um conservante natural comestível, feito à base de mandacaru e carnaúba. Por esse trabalho, a aluna recebeu o prêmio o segundo lugar na categoria Plant Sciences, na Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), a maior feira de ciências para estudantes pré-universitários do mundo, que aconteceu de 11 a 17 de maio em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O prêmio rendeu a ela uma bonificação de US$ 2.000. A estudante participou da ISEF após ter sido selecionada na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). O seu projeto, intitulado RCMC – revestimento comestível à base de mandacaru e carnaúba: uma nova alternativa como conservante de frutos, observou em tomates — frutos cujas perdas são elevadas ao longo da cadeia produtiva — uma capacidade de preservação de 21 a 27 dias. Enquanto outros conservantes encontrados no mercado, majoritariamente sintéticos, preservam de 12 a 18 dias, e os frutos sem conservantes se deterioram entre o sexto e o 12º dia.
Na ISEF, estiveram presentes mais de 1.600 estudantes, oriundos de cerca de 60 países. Os estudantes competiram com seus projetos por aproximadamente 9 milhões de dólares em prêmios, bolsas de estudos e estágios. As premiações foram divididas entre as 22 categorias, que englobam diversas áreas do conhecimento (Grand Awards Ceremony), além de prêmios especiais (Special Awards Ceremony), concedidos por mais de 45 instituições parceiras.
A delegação brasileira foi composta por 28 estudantes de ensino médio e técnico, de várias regiões do país. Dezesseis deles foram selecionados pela FEBRACE, de São Paulo – evento patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e organizado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os demais, pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS).
*****************
Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 28 estudantes – 16 deles selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. Os demais foram selecionados pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil recebeu cinco prêmios e uma menção honrosa.
Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio – (11) 98111-4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Gabriel Martino – (11) 94203-0534