Notícias / 12 · maio · 2023

Projeto do Espírito Santo conquista vaga na maior feira internacional de ciências

Estudantes da cidade de Serra (ES) competem com um projeto de nanotecnologia que resultou em um defensivo biológico feito de óleos essenciais de citronela e capim-limão.

O projeto de um defensivo biológico, feito de óleos essenciais de citronela e capim-limão, foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF). Trata-se da maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio. O projeto é de autoria de três estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo, da cidade de Serra (ES).

Os óleos essenciais de citronela e capim-limão têm um grande potencial para serem usados como defensivos biológicos contra pragas na agricultura, com a vantagem de não serem tóxicos. Sua aplicação, porém, esbarrava em um problema: por serem voláteis, esses óleos são pouco absorvidos pelas plantas e evaporam com facilidade. Usando nanotecnologia, as estudantes Beatriz Meneghetti, Yasmin Ferrari e Pâmela Avelar conseguiram resolver esse problema. 

Com ajuda de emulsificantes, elas dissolveram os óleos em água até que eles estivessem em uma escala nanométrica e os aplicaram em culturas de bactérias e fungos. Com a nanoemulsão do capim-limão, óleo essencial que obteve o melhor resultado, por exemplo, foi possível eliminar e inibir o crescimento de todas as bactérias testadas, fossem elas convencionais ou multirresistentes. O custo do produto é outro diferencial, uma vez que requer uma quantidade muito pequena de óleo para sua produção. Agora, as estudantes estão estudando as melhores formas de aplicá-lo nas plantas.  

*****************

Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.

Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – (11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Gabriel Martino – (11) 94203-0534