Projeto do Piauí conquista vaga na maior feira internacional de ciências e engenharia
Estudante de Teresina concorre com um software que pode ajudar na fiscalização das taxas de arborização exigidas por lei em condomínios.
Diversos municípios possuem leis que obrigam condomínios a seguirem uma taxa mínima determinada de arborização. No entanto, principalmente em regiões mais afastadas dos centros urbanos, a fiscalização é difícil. Para facilitar essa tarefa, Gonçalo Ponte Leite, aluno do Colégio São Francisco de Sales Diocesano, em Teresina (PI), desenvolveu um software capaz de automatizar o cálculo dessas taxas. Por esse feito, seu projeto foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.
De forma 100% remota, a partir de imagens de satélite, o programa desenvolvido por Gonçalo calcula a área do condomínio e indica o percentual de arborização com uma assertividade de 82%. Para utilizar esse serviço, basta o usuário enviar a imagem, que pode ser obtida no Google Maps, informar a escala utilizada e delimitar o trecho que compõe o condomínio em uma ferramenta de edição de fotos.
Com o lançamento do software, no futuro, a proposta é que o sistema armazene os resultados obtidos para montar bancos de dados personalizados de cada cidade ou região.
*****************
Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.
Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio – (11) 98111-4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Gabriel Martino – (11) 94203-0534