Notícias / 31 · mar · 2022

Projeto do Rio de Janeiro conquista dois prêmios relevantes na FEBRACE 2022

No total, o Estado foi representado com 29 projetos que receberam 19 prêmios.

O estudante Vinícius Ribeiro de Moraes, do colégio Matriz Educação do Rio de Janeiro (RJ), desenvolveu um sistema alternativo, viável e ecologicamente correto para substituir a bateria convencional do relógio de pulso. Seu projeto foi destaque na cerimônia de premiação da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no último sábado (26/3), e conquistou dois prêmios relevantes: 2º lugar em Engenharia e Destaque Unidades da Federação. No total, o Estado foi representado com 29 projetos que receberam 19 prêmios.

No projeto, Vinícius utilizou conhecimentos em nanotecnologia para criar um filme fino termoelétrico, além de um microcircuito eletrônico. Acoplados ao relógio, eles geram energia a partir da diferença da temperatura corporal e do ambiente, fazendo o relógio funcionar. Segundo o estudante, estima-se que as baterias, presentes majoritariamente em relógios de pulso, representem 1% do lixo comum. Parece pouco, mas seu descarte incorreto gera resíduos químicos, como lítio, cobalto e manganês, que, quando acumulados, são nocivos ao meio ambiente, à saúde humana e animal. Veja o vídeo do projeto aqui.

Nesta edição, a mostra contou com 487 projetos finalistas que foram desenvolvidos por 1.081 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o País, sob a orientação de 626 professores. 

O processo de avaliação envolveu mais de 300 mestres e doutores da USP e de universidades parceiras – inclusive professores e especialistas brasileiros que estão atuando em outros países, num total de 6.403 avaliações. 

Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, receberam troféus, medalhas, bolsas de Iniciação Científica Júnior do CNPq e cursos, num total de 273 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. 

A FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. 

Veja aqui a relação completa dos premiados e assista a cerimônia de premiação: parte 1 e parte 2.

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Samsung e Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio
(11) 98111 4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold

(11) 5549-1863 / 5081-5237 / 99912-8331