Projeto do Rio Grande do Norte conquista vaga na maior feira internacional de ciências
Estudante da cidade de Mossoró concorre com um projeto que propõe uma solução barata, com materiais recicláveis, para captação da água de chuva.
Comunidades rurais no semiárido potiguar, como o assentamento de Pedra Branca, em Mossoró (RN), enfrentam dificuldades no abastecimento de água. Ou porque faltam cisternas, ou porque não têm acesso ao sistema de fornecimento de água encanada. Como alternativa, a estudante Vitória Sabrina Leite, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, desenvolveu uma nova forma de coletar a água das chuvas por um custo bem baixo. Por esse feito, seu projeto foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF) – a maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontecerá nos Estados Unidos, de 14 e 19 de maio.
A estratégia desenvolvida por Vitória consiste em cavar buracos de 500 litros de capacidade, forrá-los com lâminas de tetrapak (obtidas de caixinhas de leite e suco) e lonas, e acoplar uma antena parabólica (algo que muitas pessoas ainda têm, mas poucos ainda usam), parcialmente coberta de lona, para captar a água.
Com apenas esses materiais recicláveis, foi possível captar, em testes realizados no assentamento, de três a cinco litros de água por milímetro de chuva, o que equivale a 25 litros de água em uma chuva considerada fraca. Já foram construídos dois sistemas desse em Pedra Branca, e o objetivo da pesquisadora é construir mais dois até a data da ISEF, além de divulgar o máximo possível o projeto para que as famílias construam seus próprios sistemas de captação.
*****************
Sobre a Regeneron ISEF: A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos, organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total de US$ 9 milhões em premiações. A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior da ISEF, o Brasil foi o 10º país mais premiado, ISEF, com oito prêmios e uma menção honrosa.
Sobre a FEBRACE: Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.
Atendimento à imprensa:
FEBRACE – Gerência de Comunicação
Elena Saggio – (11) 98111-4487
Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa
Gabriel Martino – (11) 94203-0534