Notícias / 10 · abr · 2023

Região norte conquista 23 prêmios na FEBRACE 2023

Com sete premiações na principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia, Amazonas tem o melhor desempenho da região.  Em compensação, o Tocantins é o único estado nortista a obter um primeiro lugar em uma das categorias gerais da feira. 

Realizada entre os dias 21 e 24 de março, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia, concedeu mais de 300 prêmios, distribuídos pela organização da feira ou por instituições apoiadoras e por feiras nacionais e internacionais. Vinte e três desses prêmios foram destinados aos alunos da região norte, sendo sete deles para o Amazonas, o estado mais premiado, cinco para o Tocantins, segundo colocado, quatro para o Pará e para o Piauí, terceiros colocados. 

Professores universitários e especialistas, avaliadores da FEBRACE, elegeram os melhores prêmios em 1º 2º, 3º e 4º lugares em sete categorias gerais (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias). Tocantins obteve o 1º Lugar na categoria Ciências Biológicas, já o Amazonas foi segundo colocado na categoria Ciências Humanas e terceiro colocado também na categoria Ciências Biológicas. Confira a relação completa dos alunos, professores e projetos premiados aqui (parte 1 da lista) e aqui (segunda parte). 

Os projetos foram apresentados ao público nos dias 22 e 23 de março, nas dependências da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Esta edição contou com 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos. Os trabalhos foram julgados por professores universitários e especialistas.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de ciências e engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando vocações e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição teve o patrocínio da Petrobras, Sebrae, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Governo Federal, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações: https://febrace.org.br/

****************** 

Atendimento à imprensa:  

FEBRACE – Gerência de Comunicação 

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br 

(11) 98111-4487 

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa 

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br 

(11) 99912-8331

Sobre a FEBRACE:
A FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica (fundamental, média e técnica), e seus principais objetivos são estimular novas vocações em Ciências e Engenharia, e induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
O estímulo a novas vocações é realizado por meio do desenvolvimento de projetos criativos, inovadores e significativos para os estudantes que o executam e para a sociedade. Práticas pedagógicas inovadoras proporcionam situações e orientações para que eles concebam e desenvolvam projetos investigativos.
A FEBRACE propicia também a aproximação entre escolas e universidades e a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços para a troca de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Inserida no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE anualmente realiza, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia na Universidade de São Paulo (USP).
O MCTI, MEC, CNPq, UNESCO, PETROBRAS, SAMSUNG a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M, Rede Globo, TV Cultura, já apoiaram e continuam incentivando esta iniciativa, acreditando na educação como forma prática de transformar o país e oferecer qualidade de vida à sociedade