Notícias / 08 · abr · 2024

Rio Grande do Sul conquista 19 prêmios na FEBRACE 2024

Na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do Brasil, seis projetos do estado foram premiados em uma das sete categorias gerais, os mais importantes prêmios do evento; estado foi o terceiro mais premiado do país. 

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 19 prêmios a oito projetos de estudantes de escolas no Rio Grande do Sul. Isso coloca o estado atrás apenas de Ceará e São Paulo em número de premiações.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Na categoria Engenharia, ficou em primeiro lugar o projeto “Do marketing à ciência: combatendo o greenwashing com um novo método rápido, preciso e de baixo custo para avaliação da biodegradabilidade de plásticos”, de autoria de Pedro Henrique Stecanella e Marina Duarte Martins, alunos do Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Esteio (RS), que também foram selecionados para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, a ser realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Na mesma categoria, ficou em segundo lugar o projeto “Cloth Wood: material compósito obtido a partir de roupas descartadas como alternativa de matéria-prima para fabricação de objetos e móveis”, de Henrique Gabriel de Mello Pisaroglo e Brenda Viana Severo, do Senai Plínio Gilberto Kroeff, em São Leopoldo (RS), que se classificou para Genius Olympiad, outra grande feira de ciências nos Estados Unidos, que acontecerá em junho deste ano.

Dividiram a terceira colocação na categoria Ciências Humanas, os projetos “Terrorismo de Estado no Conesul: análise das ditaduras chilena e argentina através das histórias em quadrinhos”, de Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); e “Viabilização da educação inclusiva frente ao autismo: desenvolvimento de um website e implementação de um projeto de inclusão e conscientização do TEA nos educandários (fase III)”, de Isabelly Portela da Silva e Nicolly Portela da Silva, da Escola Estadual Elisa Tramontina — ambas instituições localizadas em Carlos Barbosa (RS). Também na terceira colocação, na categoria Ciências da Saúde, ficou o projeto “Proteja-se: o aplicativo que previne o câncer de pele”, de Bruno Ferreira Quadros da Silva, da QI Faculdade & Escola Técnica, em Porto Alegre (RS).

Na quarta colocação, na categoria Ciências Sociais Aplicadas, ficou o projeto “Promovendo a sustentabilidade por meio de doações: o desenvolvimento do aplicativo “DoaPOA”, de Lisandra Menezes Fagundes, Leonardo Lermen Gasparote e Gisela Ceresér Kassick, do Colégio Militar de Porto Alegre.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331