Notícias / 08 · abr · 2024

São Paulo conquista 41 prêmios na FEBRACE 2024

Na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do Brasil, 12 projetos do estado foram premiados em uma das sete categorias gerais, as mais importantes premiações do evento; estado foi o mais premiado do país, com sete prêmios a mais que o segundo colocado. 

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam 41 prêmios a 19 projetos de estudantes de escolas no estado de São Paulo. Isso coloca o estado em primeiro lugar no número de premiações, com sete prêmios a mais que o segundo colocado, Ceará.

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Entre as premiações destacam-se as classificações nos prêmios gerais da Feira, o principal prêmio do evento, que a FEBRACE divide em sete categorias. Nesse quesito, o estado de São Paulo obteve 12 prêmios, sendo quatro de 1º Lugar, um de 2º Lugar, cinco de 3º e dois de 4º.  

Na categoria Ciências da Saúde, ficou em primeiro lugar o projeto “ConnectBreathe: sistema biomédico multiplataforma para fisioterapia respiratória com gameterapia”, de autoria de Ana Elisa Brechane da Silva, aluna da Escola Estadual Professora Maria das Dores Ferreira da Rocha, de Santa Rita d’Oeste (SP), que também foi selecionada que também foi selecionada para a Regeneron ISEF, maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares do mundo, a ser realizada em maio deste ano, nos Estados Unidos.

Na categoria Ciências Exatas e da Terra, ficou em primeiro lugar o projeto “Calcula-Mangue: explorando a sustentabilidade dos manguezais brasileiros com equações alométricas de carbono azul e sensoriamento remoto costeiro”, de Gabriel Pacifico Rydygier de Ruediger, aluno do Colégio Visconde de Porto Seguro, na capital, que também conquistou uma classificação para a REGENERON ISEF.

Também do Colégio Visconde de Porto Seguro veio o projeto “Trending Fake: análise estatística via algoritmo NER (named entity recognition) das correlações entre as fake news brasileiras e os tópicos abordados no Twitter”, dos alunos João Pedro Sassi Sandre e Pietro Andrade Quinzani, que obteve o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas. E do Instituto Federal de São Paulo, campus Bragança Paulista, veio o projeto “Registro de “preto” e “negro” em dicionários de língua portuguesa”, de Franciele de Souza Meira, campeã da categoria Ciências Humanas.

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331