Notícias / 08 · abr · 2024

Sergipe conquista sete prêmios na FEBRACE 2024

Premiações na maior feira de ciências para estudantes pré-vestibulares foram obtidas por alunos do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto e Colégio Estadual Rui Barbosa, em Canindé de São Francisco e Aracaju, e do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, em Umbaúba.

Encerrou-se, no dia 22 de março, a 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP) pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), e promovida pela Escola Politécnica (Poli-USP). No evento, professores universitários e especialistas avaliaram centenas de projetos e concederam seis prêmios ao projeto “Acendra – purificação de águas de barreiros à base de biopolímero extraído do quiabo (Abelmoschus esculentus)” de autoria de Lucas Adib Nascimento Magalhães, Arthur Jorge Bezerra Sandes e Anne Gabriela de Freitas Almeida, estudantes do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco (SE), e do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Acaraju (SE). 

Também recebeu um prêmio, o projeto “Fibra de Cocos nucifera: uma alternativa sustentável na produção em tijolo de solocimento”, de Yan Kayk da Cruz Ferreira, Shaiana Lima Guimarães e Raquel de Souza Cruz, alunos do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, de Umbaúba (SE). 

A FEBRACE é a principal mostra nacional pré-universitária de projetos de ciências e engenharia. Nesta edição, estiveram em exposição 226 projetos desenvolvidos por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os projetos com melhor avaliação ganharam troféus, medalhas e oportunidades de estágio e participação em eventos. Os prêmios foram concedidos pela organização da feira e por instituições parceiras, do Brasil e do exterior. 

Orientados pelas professoras Lark Soany Santos e Marisa Gomes Nobre, os estudantes de Aracaju e Canindé de São Francisco receberam o primeiro lugar na categoria Engenharia, uma das sete categorias avaliadas pela FEBRACE. Enquanto os estudantes de Umbaúba, orientados pelos professores Makel Bruno Oliveira Santos e Alisson Souza da Cruz, ficaram na segunda colocação.

Os primeiros colocados também receberam o Prêmio Destaque Unidades da Federação, destinado pela Feira ao melhor trabalho de cada estado; o Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos da USP, que contemplou o projeto com uma bonificação de 500 reais; o Prêmio Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que os contemplou com fones de ouvido bluetooth; o Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica MOSTRATEC, que os concedeu credenciais para a MOSTRATEC 2024, feira que será realizada em outubro, em Novo Hamburgo (RS); e uma menção honrosa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Todas essas premiações levaram a professora Lark Soany Santos a ser uma das finalistas no Prêmio Professor Destaque. 

Confira o resultado completo da premiação nestes dois links: parte 1 e parte 2

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br – (11) 98111-4487

Assessoria de Imprensa – Acadêmica Agência de Comunicação

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br – (11) 99912-8331