Notícias / 14 · fev · 2022

STEAM TechCamp Brasil chega em sua 5ª edição com uma rede de mais de 300 educadores formados

Iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com USP e apoio do Instituto 3M visa formar rede de multiplicadores de inovação na educação pública brasileira

Brasília, 14 de fevereiro de 2022 – De 14 a 18 de fevereiro, sessenta e quatro professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, participarão da quinta edição do STEAM TechCamp Brasil – iniciativa voltada à aprendizagem ativa de STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O programa focará na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

Estes 64 educadores vão integrar uma rede com professores que já foram formados pelo programa, educadores já engajados e motivados a realizar ações e práticas inovadoras em suas cidades.

Para Todd Miyahira, Conselheiro de Imprensa, Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, “o grande interesse de educadores nessa imersão em ciência, tecnologia e inovação só nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo ao investir em educadores dedicados e que querem conhecer ferramentas práticas, interativas e que estimulem cada vez mais a curiosidade, a busca pelo aprendizado e, consequentemente, uma melhor formação da geração que estará liderando o Brasil em um futuro próximo.”

“Cabe a nós fortalecer e disseminar as metodologias ativas com abordagem em STEAM”, que incentivam o ensino das áreas do saber de forma integrada, com um processo de aprendizagem centrado no aluno”, comenta Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do programa. 

A quinta edição será realizada em plataforma on-line e contará com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema, criando um ambiente para compartilhamento de experiências e de construção coletiva para aplicar práticas de aprendizagem em STEAM de diferentes formas, considerando a realidade dos diferentes municípios e Estados.

O destaque da programação fica para as plenárias do Dr. Mitchel Resnick, professor de pesquisa de aprendizado da Lego Papert e diretor do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e do Dr. David Cavallo, professor e pesquisador estadunidense na área de computação e aprendizagem que atualmente está como professor titular visitante na Universidade Federal do Sul da Bahia. Outra participação de destaque será da especialista em língua inglesa Amanda Fox, que abordará a importância de integrar conhecimentos em STEAM com o aprendizado do inglês. Amanda também vai ministrar uma oficina onde serão aplicados exercícios de linguagem oral como forma de integrar o inglês às aulas de ciências.

O programa também contempla o oferecimento de recurso-semente aos professores participantes selecionados no edital, para implantarem em suas escolas as propostas de aprendizagem inovadora elaboradas durante a semana de imersão. Desde sua primeira edição, 41 projetos de 25 estados foram contemplados com recurso-semente, totalizando o valor de R$ 451.800,00.

 O STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP, CONSED e Instituto 3M, e desde sua primeira edição já impactou mais de 300 educadores, com forte potencial multiplicador. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formação, atingiram 857 cidades, 33 mil professores e 140 mil estudantes em todo o Brasil. 

Informações gerais sobre a quinta edição STEAM TechCamp Brasil 2022

Data: 14 a 18 de fevereiro

Online: Plataforma Zoom

Site: https://steamtechcampbrasil.febrace.org.br/v2022/

Sobre o LSI-TEC:
A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e organizada e realizada por uma associação sem fins lucrativos, a Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC, mantida com o apoio e financiamento de seus parceiros.
A associação LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.
www.lsitec.org.br

Acompanhe a FEBRACE
www.febrace.org.br | www.febrace.org.br/inspiradores
https://www.facebook.com/febrace | https://www.twitter.com/febrace
https://www.youtube.com/febrace | https://www.instagram.com/febrace
https://www.flickr.com/febrace | https://www.linkedin.com/company/febrace

Atendimento à imprensa:
FEBRACE

Elena Saggio – Gerência de Comunicação

elena.saggio@lsitec.org.br | (11) 98111-4487