Você na FEBRACE
47585119302_7f3a420803_c

Feiras afiliadas


Seja uma Feira Afiliada à FEBRACE!
Confira o período de Afiliação para a FEBRACE 2024 na seção Calendário.

Acessar a plataforma Minha FEBRACE

Lista de feiras afiliadas FEBRACE 2024

Baixe o regulamento para Feiras Afiliadas (PDF) (2024)


Se a sua instituição realiza uma Feira de Ciências que inclui no mínimo 5 escolas e 30 projetos, você pode se afiliar à FEBRACE. Para isso, é preciso que os estudantes participantes da sua feira estejam cursando o 8º ou 9º ano do ensino fundamental, o ensino médio, ou o ensino técnico no ano de realização do projeto, e que os projetos tenham sido desenvolvidos individualmente ou por grupos de até, no máximo, 3 estudantes. Nesse caso, você pode indicar os melhores projetos da sua feira para vagas diretas entre os semifinalistas na próxima edição da FEBRACE, conforme vagas definidas pelo Comitê de Feiras Afiliadas.

A FEBRACE 2024 acontecerá em Março de 2024. O formulário de cadastro para se tornar uma Feira Afiliada da FEBRACE 2024 estará aberto a partir da segunda quinzena de junho 2023 pela plataforma minha FEBRACE. Confira o período na seção Calendário.

Os estudantes participantes devem ter até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes do mês de maio da respectiva Mostra de Finalistas.

Afiliando-se à FEBRACE, sua feira terá o direito a vagas para seus melhores projetos, que serão incluídos diretamente como semifinalistas da mostra projetos. Sua feira também terá o nome divulgado no site da FEBRACE como Feira Afiliada.

Projetos semifinalistas participam da Mostra Virtual – FEBRACE Virtual, sendo elegíveis para o prêmio de votação popular, e participam da rodada de avaliação online realizada no mês de janeiro, que define os finalistas convidados para a Mostra de Finalistas que acontece no mês de março.

Para que você possa entender melhor o processo e os benefícios da afiliação, recomendamos que leia atentamente o Regulamento para Feiras Afiliadas. Lá você encontrará mais detalhes e esclarecimentos.

Após a leitura, se houver interesse em afiliar a sua feira, o coordenador ou pessoa de contato da feira deverá acessar a plataforma minha FEBRACE:

PRIMEIRA AFILIAÇÃO:

  1. No caso da primeira participação, a pessoa responsável pelo cadastro da feira deve criar uma conta na minha FEBRACE. Essa conta deve ser criada em nome da pessoa responsável, não em nome da instituição ou feira que ela representa.
  2. Depois deve acessar a página de cadastro de Feiras Afiliadas e realizar o cadastro inicial da sua feira informando o mesmo endereço de email usado no passo anterior.
  3. Em seguida, basta acessar a minha FEBRACE e concluir o cadastro da feira. Com o cadastro completo a feira terá seu pedido de afiliação analisado por nossa equipe.

REAFILIAÇÃO:

  1. Para reafiliação de uma feira que participou do processo de afiliação no ano anterior, a pessoa responsável deve acessar a minha FEBRACE com a mesma conta criada anteriormente, completar o cadastro da feira referente a esse ano e aguardar a análise.
  2. Caso a pessoa responsável pelo cadastro da feira tenha mudado, a nova pessoa responsável deve criar uma conta na minha FEBRACE e escrever para feirasafiliadas@febrace.org.br comunicando a mudança.

Direitos e Deveres das Feiras Afiliadas à FEBRACE

1.A Feira Afiliada à FEBRACE tem DIREITO a um número determinado de vagas na mostra dos projetos participando na condição de semifinalistas na próxima edição da FEBRACE, estipulado pela Comissão de Feiras Afiliadas da FEBRACE.

2. Os projetos indicados pelas Feiras Afiliadas DEVEM obedecer às REGRAS GERAIS da FEBRACE.

3. Se a Feira Afiliada receber mais de uma vaga, recomendamos enviar projetos de escolas diferentes.

4. A Feira Afiliada à FEBRACE terá seus dados adicionados e listados no site da FEBRACE.

5. Até o término do período de submissão de projetos, a Feira Afiliada DEVE indicar os projetos e os respectivos autores selecionados na plataforma minha FEBRACE. Confira as datas na seção Calendário.

6. Os representantes dos projetos indicados pela Feira Afiliada ou da própria feira DEVEM acessar o site da FEBRACE e cadastrar os projetos na plataforma minha FEBRACE, finalizar o cadastro (submeter), e enviar os documentos necessários para a FEBRACE até o término do período de submissão. Confira as datas na seção Calendário.

7. A afiliação à FEBRACE garante a vaga de de participação de projetos como semifinalistas da FEBRACE. Semifinalistas participam da rodada de bancas online e da mostra virtual da FEBRACE gratuitamente. Na eventualidade de um projeto indicado por uma feira afiliada, ser destacado como um dos finalistas para a Mostra presencial em março, a afiliação não isenta o projeto escolhido pela Feira Afiliada das eventuais taxas de confirmação.

8. A Feira Afiliada é responsável por garantir a participação na FEBRACE de todos os projetos semifinalistas escolhidos por ela, com pelo menos um estudante autor.

Atenção: Projetos com dados ou documentos incompletos, ou irregulares, serão desclassificados, independente de ser de Feira Afiliada. O Comitê de Feiras Afiliadas da FEBRACE estabelecerá novas datas para a indicação e cadastro de projetos para as feiras que se realizarem após o término do período de submissão. Solicite mais detalhes entrando em contato pelo e-mail: feirasafiliadas@febrace.org.br

Período de Recurso

Caso a feira não concorde com a decisão do Comitê de Feiras Afiliadas, poderá enviar uma solicitação de revisão do parecer para feirasafiliadas@febrace.org.br. Confira o prazo para o envio da solicitação na seção Calendário.

O e-mail com a solicitação de revisão do parecer deve conter:

  • Assunto: Solicitação de revisão do Parecer do Comitê de Feiras Afiliadas.
  • No corpo do e-mail:
    • a) Nome da Feira
    • b) Abrangência – número de participantes, de escolas, de municípios, de Estados.
    • c) Um texto justificando o pedido de revisão.

Confira o prazo para envio da solicitação no Regulamento para Feiras Afiliadas. Não serão aceitas solicitações encaminhadas fora do prazo ou por outro meio de comunicação.

As respostas aos recursos serão enviadas no final de Setembro de 2023.

Quer começar uma Feira ou Mostra Científica para se afiliar em futuras edições?

Temos um curso e um manual que podem te ajudar:
Curso de Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia da plataforma APICE
FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS – Experiências e Práticas da FEBRACE – Manual para Organizadores



Confira no nosso Acervo as feiras afiliadas em outras edições da FEBRACE.