Serviço 2023
40577724813_3e79bbec6a_c

Serviço 2023

PROGRAMAÇÃO, ALIMENTAÇÃO E CREDENCIAMENTO

Atividades Paralelas 20/03 e 24/03

Os finalistas e acompanhantes adicionais devidamente credenciados terão acesso a algumas atividades especiais no dia 20/03 (Segunda-feira) na parte da tarde e 24/03 (Sexta-feira) na parte da manhã.

Estas atividades oferecidas pela USP e pelos nossos parceiros incluem visitas monitoradas para conhecer o Campus da USP e também laboratórios especializados. As vagas são limitadas, portanto os interessados devem se inscrever antecipadamente.
As inscrições são reservarda para finalistas e acompanhantes adicionais credenciados. Inscrições fora deste perfil serão canceladas.

SEGUNDA-FEIRA 20/03
Finalistas e acompanhantes adicionais credenciados poderão participar de Visitas Monitoradas no Campus da USP, para diferentes laboratórios do Instituto Butantan e – novidade – para o Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. As vagas são limitadas. O período de inscrição para as visitas das segunda-feira é de 13/03 a 16/03 – estendido pela inclusão de nova atividade.
Todas as atividades ocorrem a partir das 14h, portanto cada participante só poderá se inscrever para uma das visitas, não é possível se inscrever para mais do que uma delas.
Inscreva-se no link: https://www.sympla.com.br/evento/visitas-paralelas-febrace-2023-segunda-feira-20-03/1905474

SEXTA-FEIRA 24/03
Finalistas e acompanhantes adicionais credenciados poderão participar de Visitas Monitoradas no Campus da USP, para o Museu Biológico e Microbiológico do Instituto Butantan ou para o Inteli – Instituto de Tecnologia e Liderança. As vagas são limitadas. O período de inscrição para as atividades da sexta-feira será de 17/03 (a partir da meia-noite) até 22/03 (até meio-dia).
Todas as atividades ocorrem a partir das 09h, portanto cada participante só poderá se inscrever para uma das visitas, não é possível se inscrever para mais do que uma delas.
Inscreva-se no link: https://www.sympla.com.br/visitas-paralelas—febrace-2023—sexta-feira—2403__1909334

Programação de Avaliação:

Os finalistas poderão ser avaliadores nos 3 dias da Mostra:
– Período Oficial de Avaliação: 21/03 (08h30 às 12h00); 21/03 (14h30 às 17h00); 22/03 (08h30 às 12h00).
– Período Complementar de Avaliação: 22/03 (14h00 às 16h30); 23/03 (08h30 às 12h00); 23/03 (14h00 às 16h30).

  • Ambos os período da Terça-feira (21/03) são reservados exclusivamente para a visita de avaliadores da FEBRACE, convidados de organizações parceiras, avaliadores de prêmios específicos e Imprensa. Os outros períodos de avaliação oficial e de avaliação complementar ocorrerão junto da visitação pública.
  • Todos os finalistas serão avaliados durante o Período Oficial de Avaliação. Durante o Período Complementar de Avaliação, apenas alguns dos finalistas serão avaliados, permitindo que os avaliadores tirem dúvidas ou para desempate.

Previsão do Tempo

Os dias tem sido chuvosos, principalmente no período da tarde, recomendamos que tenham sempre um guarda-chuva em sua mochila. A área de exposição é coberta e o auditório também, mas existem pequenos trechos ao ar livre, entre o desembarque dos veículos em frente do Inova-USP ou entre o Inova USP e o prédio do CDI-USP onde está localizado o auditório.
Confira a previsão de tempo prevista para a cidade de São Paulo: http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/558/saopaulo-sp

Alimentação e Hidratação

HidrataçãoOs dias além de chuvosos, tem sido quentes também. Não teremos ar condicionado nas áreas de exposição. O espaço de exposição do Inova USP estará com janelas abertas para circulação normal de ar.
E muito importante que vocês mantenham-se hidratados durante todo o período da feira.
O Inova USP conta com bebedouros próximos dos banheiros. A dica é que vocês tragam um garrafinha de água para que vocês possam encher de água, pra ter água em mãos em seu estande.
Não teremos copos descartáveis junto dos bebedouros.  
LANCHEA FEBRACE disponibiliza lanches para os participantes finalistas nas tardes dos dias 21, 22 e 23 de Março.
Os lanches serão disponibilizados na parte da tarde.

ALMOÇO

O Campus da USP possui diversas opções de alimentação próximos do prédio do INOVA-USP (localizado em frente a ECA – Escola de Comunicação e Artes), incluindo lanchonetes localizadas em diferentes unidades e opções de comida de rua.

Visualizar o mapa de alimentação na cidade universitária.

– Restaurante Universitário da USP (Bandejão)
EXCLUSIVO para finalistas e seus acompanhantes cadastrados. Os participantes credenciados poderão adquirir na recepção da FEBRACE, para uso nos intervalos de almoço dos dias 20 a 24 de março de 2023, o ticket de refeição nos restaurantes universitarios do SAS pelo preco de estudante especial.
A quantidade de tickets disponível é limitada para 300 tickets por dia e eles poderão ser utilizados mediante a apresentação obrigatória do Crachá de Identificação da FEBRACE.
Preço Unitário do Ticket: R$10,00
A aquisição do tickets deve ser realizada na Recepção da FEBRACE, sendo que devido à quantidade limitada de tickets que temos disponíveis neste ano, você só poderá adquirir os tickets para uso na mesma data. Este procedimento também reduz a devolução de tickets não utilizados.
– Excepcionalmente na Quinta-feira (23/03) você poderá adquirir tickets para a Quinta (23/03) e para a Sexta (24/03). Só adquirá o ticket da Sexta-feira, se você tem certeza que irá almoçar no Restaurante Universitário.
Os finalistas terão acesso às seguintes unidades do Restaurante Universitário:

  1. Restaurante Central: SAS (próximo a Praça do Relógio) – Corredor do CRUSP – Proximo ao Bloco G
    Confira o Cardapio: https://uspdigital.usp.br/rucard/Jsp/cardapioSAS.jsp?codrtn=6
  2. Restaurante da Quimica: Instituto de Química – Av. Lineu Prestes, 748
    Confira o Cardapio: https://uspdigital.usp.br/rucard/Jsp/cardapioSAS.jsp?codrtn=9

– Outras Opções e Food Trucks
O finalista que optar em não adquirir o ticket de alimentação do Restaurante Universitário, poderá buscar outras opções próximos ao Inova USP, incluindo restaurante em unidades próximas, identificados no mapa, incluindo a FEA, FAU, Poli e ECA.
Adicionalmente, Food Trucks estarão inslados próximos do prédio do INOVA-USP oferecendo diferentes opções de lanches e refeições.


Protocolos Sanitários

Detalhamento do protocolo USP: https://retornoseguro.usp.br/retorno-seguro-diretrizes-e-protocolos/

  • Conforme diretrizes publicadas em 02/23, a comprovação de imunização completa deixa de ser exigida.
  • O uso de máscaras também não obrigatório, mas por se tratar de um evento que reúne um grande número de pessoas em um mesmo espaço físico, o uso delas pelos participantes é FORTEMENTE recomendado.

Credenciamento, Montagem e Liberação dos Estandes

a) Ao chegar, siga direto para a recepção da FEBRACE. Retire os materiais de seu projeto incluindo crachás, camisetas, Anais da FEBRACE e a Ficha de Confirmação de Dados (FICHA AMARELA).
– Para acompanhantes adicionais – o seu credenciamento é realizado separadamente. Procure pela fila de Credenciamento de Acompanhantes Adicionais. Assine a lista de presença para retirar o seu crachá.
b) Siga ao seu estande e faça a montagem dele.
c) Finalize a montagem de seu estande.
d) Confira e complete os dados solicitados na FICHA AMARELA, e devolva a FICHA AMARELA na recepção da FEBRACE.
e) Retorne ao estande e aguarde por um colaborador da FEBRACE, que fará a checagem de segurança. Caso seja solicitado que algum item seja removido o mesmo não poderá ser devolvido ao estande após a aprovação da montagem.
f) Quando aprovado, você receberá um canhoto assinado, que você deverá anexar ao seu Diário de Bordo. Após a liberação o seu estande já estará aprovado para exposição, e você poderá remover qualquer material de valor, incluindo seus eletrônicos portáveis, protótipo de fácil transporte e o seu Diário de Bordo, e retorna-los ao estande no dia seguinte.
Os Finalistas que chegarem próximos do horário do almoço e quiserem almoçar no bandejão, podem realizar o item (a) primeiro, adquirir seus tickets do restaurante (na recepção da FEBRACE) e seguir para almoço, e completarem a montagem e a liberação do estande após o almoço.

Plantas e Listas

Para facilitar a circulação e localização dos projetos no espaço físico, todos os finalistas confirmados receberão um novo número de estande. Este número de estande é exclusivo para a Mostra Presencial, para permitir a localização do projeto neste contexto. Utilize as listas abaixo para localizar o número de Estande de seu projeto:

Estacionamento

O Estacionamento de veículos no campus da USP é gratuito:

  • Veículos pequenos podem deixar os veículos estacionados nas proximidades do Inova USP, ou nos bolsões das unidades próximas (FEA, Poli ou Bancos).
  • Veículos Grandes (Micro-Ônibus e Ônibus) deverão seguir as Orientações do Documento do Mapa de estacionamento, entrando apenas pela Portaria 2 (P2) próximo a Av. Escola Politécnica, com local de estacionamento especificado no mapa. Este anexo também deve ser impresso (pode ser em preto-e-branco) para identificação dos veículos colocando a identificação FEBRACE em frente do Ônibus / Micro-Ônibus. Este procedimento não é necessário para veículos de pequeno porte.
  • O desembarque de veículos grande, incluindo dos participantes que utilizarão o transporte da FEBRACE, será feito em frente ao Inova USP, mas os veículos deverão desembarcar o grupo e seguir para o local de estacionamento indicado no Mapa de estacionamento.

INFORMAÇÕES SOBRE O TRANSPORTE

Recepção em Rodoviárias ou Aeroportos – 19 ou 20/03

Ponto de Encontro nas Rodoviárias e Aeroportos.

A equipe de recepção poderá ser identificada nos locais informados usando a camiseta da FEBRACE e também estarão segurando uma placa com o logo da FEBRACE.

Caso não encontre o Responsável pela Recepção de imediato, AGUARDE, no local indicado abaixo. Dependendo do local, o responsável pode ter saído para levar o grupo completo para embarcar no Ônibus:

LocalPonto de Encontro
Aeroporto de CongonhasSaída de desembarque de passageiros
Aeroporto de GuaruhosNa área de Desembarque do Terminal 2 (https://www.gru.com.br/pt/passageiro/descubra-gru/mapa-do-aeroporto/terminal-2).
O ponto de encontro (no aeroporto) é ao lado do Café Ballon, localizado na área de Desembarque no Terminal 2 LESTE.
– Grupos chegando no Terminal 2 OESTE, caminhem até o Terminal 2 LESTE, para encontrar o ponto de encontro do aeroporto.
– Grupos chegando no Terminal 1, utilizem o shutle gratuito do Terminal 1 até o Terminal 2 LESTE. detalhes em https://www.gru.com.br/pt/passageiro/como-chegar-sair/traslado-interno
Rodoviária da Barra FundaSaída da Rodoviária, sentido para Rua Mario de Andrade, próximo das escadas rolantes.
Rodoviária do TietêSaída da rodoviária, na Av. Cruzeiro do Sul, sentido centro ao lado da Estação do Metrô Tietê e próximo do hotel IBIS.

Horário de Saída das Rodoviárias ou Aeroportos:

Os horários detalhados estão no horário de Brasília, se vocês está chegando de outro fuso horário, faça o ajuste adequado.

  • Caso a sua chegada ocorra fora dos horários do atendimento da recepção e do transporte, verifique a seção Como Chegar com Transporte Público para alternativas de como chegar aos hotéis / pousadas credenciadas ou para chegar na FEBRACE.
  • Caso você chegue antes do início do receptivo, fica a seu critério aguardar o início ou seguir por conta própria para os hotéis ou para a FEBRACE.
LocalHorários de Saída no dia 19/03 (Domingo)
Aeroporto de Congonhas10:00 – 12:00 – 14:00 – 16:00 – 18:30
Aeroporto de Guaruhos7:30 – 10:30 – 14:00 – 17:00 – 21:30
Rodoviária da Barra Funda21:00
Rodoviária do Tietê07:30
O transporte possui itinerário fixo e seguirá para a proximidade dos hotéis ou pousadas credenciadas.
LocalHorários de Saída no dia 20/03 (Segunda-feira)
Aeroporto de Congonhas9:30 – 11:30 – 13:30 – 16:00
Aeroporto de Guaruhos8:00 – 10:00 – 12:00 – 14:00 – 16:00
Rodoviária da Barra Funda08:00
Rodoviária do Tietê8:00 – 9:00 – 10:30 – 14:00
O transporte possui itinerário fixo e seguirá diretamente para a USP.

Os nomes e celulares dos recepcionistas responsáveis serão disponibilizados nesta página assim que definidos.

Transporte durante a FEBRACE

Os PONTOS DE ENCONTRO que poderão ser utilizados por todos os Finalistas que adquiram o KIT DE CONFIRMAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO durante a semana, são:

  • Hotel IBIS Budget Paulista – Rua da Consolação, 2303 (Próximo a Estação Paulista do Metrô)
  • Hotel WZ Jardins – Av. Rebouças, 955 – Próximo da Estação Oscar Freire do Metrô

Os Finalistas deverão se apresentar em um destes PONTOS DE ENCONTRO para embarque nos ônibus que seguirão para a USP.
Segue abaixo os horários de Saída do Tranporte do PONTO DE ENCONTRO – FEBRACE – HORÁRIOS SUJEITOS À CONFIRMAÇÃO ATÉ 16/03.

DiaSaída(s) do HotelRetorno ao Hotel
20/03 (Segunda)09h3016h00
20/03 (Segunda)18h30
21/03 (Terça)07h0018h30
22/03 (Quarta)07h0018h30
23/03 (Quinta)07h0019h00
24/03 (Sexta)08h00 (para finalistas em visitas monitoradas)18h00*
11h00
25/03 (Sábado)Saída para Rodoviárias e Aeroportos:
07h30
(PONTOS DE ENCONTRO – Hotel WZ Jardins ou IBIS Budget Paulista)
*Horário de retorno poderá ser ajustado, dependendo do término da cerimônia de premiação.
  • Caso o seu ônibus ou voo de retorno ocorra fora do horário de atendimento do transporte da FEBRACE, você deverá providenciar o seu próprio transporte por sua conta, incluímos abaixo algumas alternativas. Você pode também pedir ajuda da recepção de seu hotel ou pousada para outras opções econômicas.
  • O Transporte oferecido para FEBRACE atender o retorno para Rodoviárias ou Aeroportos atende exclusivamente os horários informados acima. Caso você opte ficar mais algumas horas em São Paulo, você deverá providenciar o seu próprio transporte para rodoviárias ou aeroportos.

Saída do Transporte – Encerramento (24/03)

->No dia 24/03 (Sexta), será disponibilizado veículos que seguirão até as rodoviárias ou aeroportos. Ele saíra apenas após o término da premiação. A previsão de saída deste transporte é às 18h30. Caso o seu embarque seja muito próximo deste horário, vocês precisarão sair da FEBRACE antes do término da premiação e não poderão utilizar este transfer.
-> O Trânsito em São Paulo na tarde e noite de Sexta-Feira é extremamente pesado, organize-se adequadamente para que você não perca o seu Ônibus ou o seu Vôo. Considere SEMPRE chegar pelo menos 1 hora antes da partida de seu Ônibus ou Vôo.
Segue uma SIMULAÇÃO:

LocalHorários do Seu Vôo ou ÔnibusHorário que você deve chegar no Aeroporto ou Rodoviária para embarcarHorário que você deve sair da USP para que você chegue em tempo para o embarque.
Rodoviária do Tietê20h3019h3018h00
Rodoviária da Barra Funda20h3019h3018h00
Aeroporto de Congonhas20h3019h3018h00
Aeroporto de Guarulhos20h3019h3016h30
Simulação de horário de saída do campus da USP para chegar em tempo para embarque

Chegarei fora dos horários de atendimento do serviço de recepção como devo proceder?

  • Caso você chegue ANTES do início do atendimento de recepção, você pode optar em aguardar a chegada da recepcionista, para que você posssa ser encaminhado ao primeiro transporte do dia ou você deverá providenciar o seu próprio tranporte por sua conta, incluímos abaixo algumas alternativas.
  • Caso você chegue APÓS o horário de atendimento de recepção e transporte, você deverá providenciar o seu próprio transporte até o seu Hotel ou até a FEBRACE. Confira informações sobre opções de transporte publico ou privativo mais abaixo.

Como chegar com Tranporte Público

Ônibus Municipal / Intermunicipal
Linhas de ônibus que atendem a USP (Linhas destacadas em negrito passam próximas dos hotéis credenciados e as linhas grifadas em verde possuem ponto de embarque e desembarque em frente ao Prédio do INOVA-USP (em frente da ECA-USP – Escola de Comunicação e Artes).
https://puspc.usp.br/2017/04/05/transportes-3/

Linhas Circulares – Metrô Butantã / Cidade Universitária

8012-10 Cid. Universitária / Metrô Butantã8022-10 Cid. Universitária / Metrô Butantã8032-10 Cid. Universitária / Metrô Butantã

Linhas de Circulação Municipal / Intermunicipal

177H-10 – Cid. Universitária / Metrô Santana7181-10 – Cid. Universitária  / Terminal Princesa Isabel
701U-10 – Cid. Universitária / Metrô Santana809U-10 – Cid. Universitária  / Metrô Barra Funda
702U-10 – Cid. Universitária  / Terminal Pq. Dom Pedro II7725-10 – Rio Pequeno / Terminal Lapa
7411-10 – Cidade. Universitária  / Praça da Sé280-BI1 – Cid. Universitária  / São Bernardo do Campo

Tarifa do Ônibus Municipal: R$4,40 (Tarifa válida em 2023) – Tarifa do Ônibus Intermunicipal: R$14,40

Metrô e Trem – https://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf

As estações mais próximas da Cidade Universitária são a Estação Butantã da linha 4 – Amarela (operado pela ViaQuatro) do Metrô e a Estação Cidade Universitária da linha 9 – Esmeralda da CPTM. 

Tarifa Padrão dos Metros e Trens: R$4,40.

TAXI – A Cidade Universitária conta com três pontos de táxi:

Praça da Reitoria – (11) 3091-3556Hospital Universitário – (11) 3091-3536Praça das Agências Bancárias – (11) 3091-4488; [mais próximo do Inova USP]
As frotas operam de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 23h00, e aos sábados, das 07h00 às 17h00.
Valores cobrados pelos Táxis (Categoria Comum) em São Paulo: Bandeira 1: bandeirada: R$ 5,50  / tarifa quilométrica: R$4 / tarifa horária: R$ 49,00 – Bandeira 2: Acréscimo de 30% (das 20h às 06h)

Dica: Em São Paulo, você pode também utilizar aplicativos de chamada de táxi ou de mobilidade por veículos privados pelo seu smartphone que proporcionam tarifas promocionais. Seguem algumas sugestões:

99  – https://99app.com/Uber – https://www.uber.com/pt-BR/ride/

Infra-estutura

Mesa e Estande

Para cada projeto, além da área para afixação do painel / pôster, haverá uma mesa de apoio (em forma de balcão com tampo de 1,0 m por 0,40 m e 1,06 m de altura) para a colocação de algum protótipo, material complementar ilustrativo da pesquisa, do diário de bordo e do relatório do projeto. A área disponível para colocação do pôster é de 0,90m x 1,20m

Segue algumas indicações adicionais sobre a utilização do espaço disponibilizado:

  • O projeto não poderá ocupar mais do que o espaço reservado ao seu estande, devendo todo o material caber sobre a mesa de apoio ou no máximo ao lado do balcão, contanto que não atrapalhe na circulação de pessoas.
  • Todos os finalistas recebem um estande com as mesmas medidas.
  • Não serão permitidas demonstrações que envolvam materiais inflamáveis ou potencialmente perigosos.
  • A parte frontal das mesas de exposição NÃO é considerada área de afixação do painel / pôster.
  • O Código de Identificação do Estande localizado na parte frontal das mesas de exposição deve permanecer VISÍVEL o tempo todo. 
  • Caso o projeto não caiba no estande, busque alternativas para solucionar o seu problema. Utilize vídeos, fotos ou outros recursos audiovisuais. Lembre-se, ser criativo é um dos desafios da participação na FEBRACE.
  • O espaço de exposição não disponibilizará Internet Sem Fio ou cabeada, portanto você deve trazer apresentações que não dependam do acesso a Internet.
  • Todos recebem também uma tomada de 110V, com tomadas no novo padrão brasileiro de 3 pinos. Os projetos que solicitaram acesso a uma tomada de 220V, deverão seguir para a recepção e se identificar para instalação de transformadores. Os projetos que fizeram a solicitação antecipadamente pelo Fale com a FEBRACE, possuem prioridade, pois a quantidade de transformadores é limitado.