Notícias / 13 · mar · 2023

FEBRACE recebe 18 projetos da região Norte

Mostra será realizada entre os dias 20 e 24 de março, no Inova USP, em São Paulo, e contará com 225 projetos.

Depois de três anos sendo realizada em formato on-line, a 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) volta a ser presencial. O evento será realizado entre os dias 20 e 24 de março, no Inova USP, em São Paulo (SP). Estarão em exposição 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito federal. Os trabalhos finalistas foram selecionados entre 500 semifinalistas, escolhidos em uma etapa anterior, feita a distância, na qual foram avaliados os 1.800 projetos inscritos.

Da região Norte participam 18 projetos: Amazonas (6); Pará (3); Tocantins (2); Acre (2); Amapá (2); Rondônia (2) e Roraima (1). Veja a relação aqui

“Os finalistas se destacam pelo rigor científico e pela criatividade na solução de problemas prementes da sociedade. Além disso, uma parte expressiva dos projetos está alinhada naturalmente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o que mostra a preocupação dos jovens com os problemas globais”, afirma a coordenadora da mostra, a professora Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). 

Na mostra, os projetos finalistas serão julgados por professores universitários e especialistas. Os autores dos melhores trabalhos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior. Como nos anos anteriores, também serão selecionados nove projetos para a Regeneron ISEF 2023, a maior competição internacional do gênero, que acontecerá de 14 a 19 de maio, nos Estados Unidos.

Durante o evento também serão realizadas palestras para induzir práticas pedagógicas inovadoras nas escolas e estimular os jovens a seguirem carreiras em ciências e engenharia. Serão anunciados ainda os vencedores do prêmio “Professor Destaque – FEBRACE 2023”, que tem o objetivo de reconhecer os esforços de professores na orientação e acompanhamento de estudantes que estão realizando projetos de ciências ou de engenharia.

Serviço: 

Dia 21 de março, das 8h30 às 16h30

Mostra de Projetos da FEBRACE 2023 aberta exclusivamente para autoridades, avaliadores e imprensa.

Dias 22 e 23 de março, das 8h30 às 16h30

Mostra de Projetos da FEBRACE 2023 aberta ao público e imprensa. A entrada é franca. 

Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendamento prévio pelo link: https://febrace.org.br/agendar/

Local: Inova USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, térreo, Cidade Universitária – São Paulo). 

Os projetos também estarão expostos na plataforma virtual da FEBRACE, e os interessados poderão acessar o vídeo e o pôster de cada projeto e votar no seu preferido. Os projetos mais votados vão ganhar o prêmio de votação popular. Acesse: https://virtual.febrace.org.br/

************

Sobre a FEBRACE:

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico- LSI-TEC, a FEBRACE é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Esta edição tem o patrocínio da Petrobras, Sebrae, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Governo Federal.

Atendimento à imprensa: 

FEBRACE – Gerência de Comunicação

Elena Saggio – elena.saggio@lsitec.org.br

(11) 98111-4487

Acadêmica Agência de Comunicação – Assessoria de Imprensa

Angela Trabbold – angela@academica.jor.br

(11) 99912-8331