Participação na ISEF
40892026603_185d0e07e6_k

Participação na ISEF

Regeneron ISEF 2021 Logo

Perguntas e respostas sobre o credenciamento de projetos da FEBRACE para a ISEF

O que é a ISEF?

A ISEF (International Science and Engineering Fair) é uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada todos os anos, em maio, nos EUA. È um programa organizado pela Society for Science, e desde 1950 uma cidade diferente, geralmente nos EUA, hospeda a feira a cada ano. É a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Estudantes de várias partes do mundo participam da mostra com seus projetos.

A primeira participação do Brasil na ISEF foi em 1970. O Brasil também participou das edições de 1985, 1987, 1988 e 1989. A delegação brasileira participa da ISEF sem interrupções desde 1994. A FEBRACE participa com seus finalistas da ISEF, desde sua primeira edição em 2003.

Quem pode participar da ISEF?

Não é possível submeter seu projeto diretamente para a ISEF. Os estudantes e seus projetos precisam participar de uma das feiras parceiras da ISEF, para se qualificar para o evento. As feiras parceiras estão encarregadas de selecionar os estudantes com melhores projetos e indicá-los para a feira internacional. Desde 2003, a FEBRACE é a responsável pela seleção dos projetos que fazem parte do grupo brasileiro que participa da ISEF.

Atualmente, no Brasil, para participar da ISEF você precisa ser selecionado por uma das feiras afiliadas nacionais, como a Mostratec, a FEBRACE ou a feira da Escola Americana de Campinas.

Como a FEBRACE seleciona os projetos que irão para a ISEF?

A FEBRACE seleciona 9 projetos (individuais e em grupo) para participarem da ISEF. Todos os projetos finalistas são avaliados pelo Comitê de Avaliação. Uma comissão verifica os projetos que foram melhor avaliados e seleciona os que participarão. A verificação considera a adequação as regras da ISEF, a distribuição regional pelo país e a proporção de representatividade presente.

Se eu organizo uma feira ou mostra de ciências, eu posso afiliar a minha feira à ISEF?

Não. A ISEF não está mais aberta para outras afiliações do Brasil. O Brasil é tratado como uma única região, onde já existem duas feiras de escopo nacional.
Para que os seus estudantes tenham a oportunidade de participar da ISEF, você precisa submeter os projetos desenvolvidos por eles para a FEBRACE ou para a Mostratec.

Para mais informações sobre a Regeneron ISEF visite o seu site oficial: https://www.societyforscience.org/isef/