• lsi
  • poli usp
  • usp

Critérios de avaliação

Criatividade e inovação

  • Uma pesquisa criativa deve sustentar uma investigação e propor uma resposta original à questão levantada.
  • Uma contribuição criativa apresenta um método eficiente e confiável de resolver um problema. É importante ressaltar a diferença entre a simples utilização de equipamentos e o uso de equipamentos para resolver um problema de forma criativa.
  • O projeto é original e demonstra criatividade na questão que levanta? A solução é criativa? A análise ou interpretação dos dados é criativa? O uso do equipamento foi criativo? Foi construído um equipamento novo

  • Para projetos de engenharia as perguntas na seção 2B são mais adequadas.
  • A definição do problema está clara e sem ambiguidade?
  • A hipótese está bem definida?
  • O problema foi bem delimitado para poder conduzir a uma solução possível.
  • Houve um planejamento para chegar à solução?
  • As variáveis foram bem identificadas e definidas? No caso da necessidade de pontos de controle, estudante os identificou e aplicou corretamente?
  • Os dados levantados são suficientes para sustentar as conclusões?
  • O estudante reconhece as limitações dos dados?
  • O estudante compreende a ligação do projeto com pesquisas similares?
  • O estudante identificou como pode dar continuidade à pesquisa?
  • O estudante apresentou uma bibliografia científica ou popular?

  • O objetivo do projeto está claro?
  • O objetivo tem relevância para o usuário final?
  • A solução apresentada funciona? É economicamente viável?
  • A solução apresentada poderia ser utilizada na produção de um produto final?
  • A solução é melhor do que soluções alternativas?
  • A solução foi testada em ambientes reais de utilização?

  • A meta foi concluída dentro do escopo originalmente previsto?
  • Qual é o grau de resolução do problema?
  • As conclusões se baseiam em um único experimento ou vários?
  • As anotações são completas? Quanto?
  • O estudante conhece as outras soluções ou teorias?
  • O estudante tem conhecimento de publicações científicas no assunto?

  • O estudante é qualificado para utilizar o equipamento, o laboratório, o sistema computacional para coleta de dados?
  • Em que local o projeto foi executado? (residência, escola, laboratório etc.)
  • O estudante teve ajuda de parentes, professores, cientistas ou engenheiros?
  • O projeto foi executado sob a supervisão de um adulto ou o estudante trabalhou na maior parte do tempo sozinho?
  • O equipamento utilizado foi construído pelo estudante? Foi emprestado? Alugado? Fica no laboratório onde o estudante trabalhou?

  • O estudante apresenta com clareza o projeto, o objetivo, o procedimento utilizado e as conclusões?
  • O material escrito reflete o conhecimento do estudante sobre a pesquisa?
  • As fases do projeto são apresentadas de maneira organizada e ordenada?
  • Os dados estão claros?
  • Os resultados estão claros?
  • O painel de apresentação do projeto explica bem a pesquisa?
  • A apresentação oral foi clara?
  • O estudante obteve ajuda de outros na preparação da apresentação do trabalho?

  • As tarefas e contribuições dos membros da equipe estão claras?
  • Todos participaram do projeto e entendem os diferentes aspectos?
  • O trabalho final reflete o trabalho e a cooperação de todos?
  • Há mais de 3 estudantes que participaram do projeto?
  • A pesquisa reflete o trabalho apenas dos 2 ou 3 estudantes inscritos?

  • Blog
  • Twitter
  • Youtube
  • Facebook
  • Flickr