Regras e critérios
engrenagens

Critérios de avaliação

Os projetos desenvolvidos são instrumentos para identificar os jovens talentos em ciências e engenharia.

Critérios referentes ao projeto

1a. Planejamento da pesquisa científica

  • A questão e a hipótese estão claras e bem definidas.
  • Os objetivos são claros e relacionados com pesquisas similares.
  • A justificativa está embasada em dados científicos e pesquisa bibliográfica.
  • Foram escolhidos e planejados métodos de coleta, registro e análise de dados.
  • As variáveis para serem estudadas foram definidas.
  • Foi estabelecido um cronograma.

1b. Planejamento do projeto de engenharia

  • O problema está descrito de forma clara e objetiva.
  • Foram levantadas alternativas de soluções.
  • A solução proposta foi relacionada a outras soluções.
  • A solução proposta é adequada ao problema.
  • Foram planejadas etapas necessárias para desenvolvimento do protótipo / modelo (desenho de solução, protótipo).
  • Foram definidos os materiais necessários.
  • Foram estabelecidos um cronograma e um orçamento.

2a. Execução da pesquisa científica

  • Realizou a coleta e registro de dados, com análise matemática e estatística.
  • Coletou dados suficientes e consistentes para sustentar interpretações e conclusões e a reprodutibilidade de resultados.
  • A conclusão foi relacionada com a proposta ou a pergunta do início do trabalho.

2b. Execução da pesquisa de engenharia

  • Simulou, prototipou, construíu e testou o protótipo em várias condições / ensaios.
  • Utilizou métodos matemáticos e estatísticos para análise e interpretação dos testes.
  • O protótipo demonstra habilidade e viabilidade econômica.
  • O aluno consegue vislumbrar possibilidades de continuidade de seu projeto.

3. Inovação

  • Apresenta uma resposta original à questão levantada (pesquisa científica) ou apresenta uma solução criativa ao problema identificado (projeto de engenharia).
  • A proposta tem relevância social e potencial para transformar a realidade da comunidade em que o aluno vive.

Critérios referentes aos estudantes

4. Atitude Científica e Habilidades

  • Acredita no projeto, demonstra entusiasmo e determinação para superar as dificuldades do projeto.
  • Demonstra competência para analisar criticamente dados e informações.
  • Compreende diferentes pontos de vista, sabe distinguir e compreender situações novas.
  • Entende quais são os limites de seu projeto.
  • É capaz de formular considerações sobre a experiência realizada e compará-la com experiências similares.
  • Utilizou equipamentos, técnicas de laboratório ou sistemas computacionais adequadamente.
  • Foi capaz de engajar pessoas da sua família, escola ou comunidade no projeto.

5. Criatividade

  • Inovou na abordagem (recursos, equipamentos, método) da pesquisa.
  • Relacionou informações de maneira original para superar as dificuldades do projeto.
  • Improvisou materiais ou equipamentos para alcançar o resultado final.

Critérios referentes aos materiais (Relatório, Artigo, Pôster, Diário de Bordo)

6. Clareza e Coerência

  • Descreveu de forma clara e objetiva o projeto.
  • Organizou as informações relevantes sobre o desenvolvimento e resultados alcançados.
  • Ficou clara a contribuição dos alunos ao projeto.
  • As informações estão organizadas de forma coerente.

7. Profundidade e Análise

  • Os materiais analisados contém outras soluções ou teorias.
  • Os materiais citam publicações científicas no assunto.
  • Os materiais esclarecem se as hipóteses foram testadas e como.
  • Os materiais descrevem adequadamente os dados levantados e os resultados dos testes realizados.
  • A interpretação dos dados coletados e os resultados alcançados estão claras.
  • Foram utilizados instrumentos adequados para apresentação de dados, como tabelas, gráficos, figuras ou diagramas.
  • As conclusões alcançadas são coerentes com a pesquisa conduzida.