Critérios de avaliação
Os projetos desenvolvidos são instrumentos para identificar os jovens talentos em ciências e engenharia.
Critérios referentes ao projeto
1a. Planejamento da pesquisa científica
- A questão e a hipótese estão claras e bem definidas.
- Os objetivos são claros e relacionados com pesquisas similares.
- A justificativa está embasada em dados científicos e pesquisa bibliográfica.
- Foram escolhidos e planejados métodos de coleta, registro e análise de dados.
- As variáveis para serem estudadas foram definidas.
- Foi estabelecido um cronograma.
1b. Planejamento do projeto de engenharia
- O problema está descrito de forma clara e objetiva.
- Foram levantadas alternativas de soluções.
- A solução proposta foi relacionada a outras soluções.
- A solução proposta é adequada ao problema.
- Foram planejadas etapas necessárias para desenvolvimento do protótipo / modelo (desenho de solução, protótipo).
- Foram definidos os materiais necessários.
- Foram estabelecidos um cronograma e um orçamento.
2a. Execução da pesquisa científica
- Realizou a coleta e registro de dados, com análise matemática e estatística.
- Coletou dados suficientes e consistentes para sustentar interpretações e conclusões e a reprodutibilidade de resultados.
- A conclusão foi relacionada com a proposta ou a pergunta do início do trabalho.
2b. Execução da pesquisa de engenharia
- Simulou, prototipou, construíu e testou o protótipo em várias condições / ensaios.
- Utilizou métodos matemáticos e estatísticos para análise e interpretação dos testes.
- O protótipo demonstra habilidade e viabilidade econômica.
- O aluno consegue vislumbrar possibilidades de continuidade de seu projeto.
3. Inovação
- Apresenta uma resposta original à questão levantada (pesquisa científica) ou apresenta uma solução criativa ao problema identificado (projeto de engenharia).
- A proposta tem relevância social e potencial para transformar a realidade da comunidade em que o aluno vive.
Critérios referentes aos estudantes
4. Atitude Científica e Habilidades
- Acredita no projeto, demonstra entusiasmo e determinação para superar as dificuldades do projeto.
- Demonstra competência para analisar criticamente dados e informações.
- Compreende diferentes pontos de vista, sabe distinguir e compreender situações novas.
- Entende quais são os limites de seu projeto.
- É capaz de formular considerações sobre a experiência realizada e compará-la com experiências similares.
- Utilizou equipamentos, técnicas de laboratório ou sistemas computacionais adequadamente.
- Foi capaz de engajar pessoas da sua família, escola ou comunidade no projeto.
5. Criatividade
- Inovou na abordagem (recursos, equipamentos, método) da pesquisa.
- Relacionou informações de maneira original para superar as dificuldades do projeto.
- Improvisou materiais ou equipamentos para alcançar o resultado final.
Critérios referentes aos materiais (Relatório, Artigo, Pôster, Diário de Bordo)
6. Clareza e Coerência
- Descreveu de forma clara e objetiva o projeto.
- Organizou as informações relevantes sobre o desenvolvimento e resultados alcançados.
- Ficou clara a contribuição dos alunos ao projeto.
- As informações estão organizadas de forma coerente.
7. Profundidade e Análise
- Os materiais analisados contém outras soluções ou teorias.
- Os materiais citam publicações científicas no assunto.
- Os materiais esclarecem se as hipóteses foram testadas e como.
- Os materiais descrevem adequadamente os dados levantados e os resultados dos testes realizados.
- A interpretação dos dados coletados e os resultados alcançados estão claras.
- Foram utilizados instrumentos adequados para apresentação de dados, como tabelas, gráficos, figuras ou diagramas.
- As conclusões alcançadas são coerentes com a pesquisa conduzida.