Tire suas dúvidas
apoie(1)

Mostra de Projetos e Programação

1) O que é a Mostra de Finalistas?

A Mostra de Finalistas ocorre sempre no mês de março e é o evento máximo da FEBRACE, em que os estudantes Finalistas selecionados na fase de seleção expõe os seu projetos para o público e para avaliadores. Confira as datas da próxima Mostra de Finalistas no Calendário

2) Quem paga pelas despesas de viagem, hospedagem e alimentação durante a FEBRACE?

As despesas de viagem devem ser custeadas pelos próprios finalistas para mostras que acontecem presencialmente. Cada estudante pode procurar um patrocínio para seu projeto na sua cidade (escola, Associação de Pais e Mestres, Secretaria de Educação, empresas, etc.). A FEBRACE sugere vagas em hotéis próximos ou acessíveis ao local do evento, alguns oferecendo tarifas promocionais para os participantes da mostra. As reservas poderão ser feitas por telefone ou por e-mail, até a data limite que será informada aos finalistas na página de hospedagem e também detalhada no documento de orientação para finalistas. Esse documento é publicado junto da lista dos finalistas, em dezembro ou janeiro.

3) Tenho que comparecer todos os dias da Feira?

Quando a mostra acontece de forma presencial, os finalistas e seus acompanhantes precisam comparecer a todos os dias da Feira, pois há diversas atividades programadas (visitas monitoradas, mostra de projetos para os avaliadores, exposição de projetos para o público, etc.). A cerimônia de premiação também é considerada atividade da feira, e exige a presença dos finalistas:

  • A FEBRACE recomenda que haja pelo menos um adulto acompanhante responsável pelos estudantes menores de 18 anos durante o período da feira. Este adulto acompanhante não precisa estar presente durante os horários de avaliação dos estudantes.
  • A FEBRACE programa uma série de outras atividades dedicadas aos Orientadores e Coorientadores durante a mostra de projetos.

Quando a mostra acontece de forma online, a participação dos estudantes finalistas e seus orientadores nas bancas de avaliação é muito importante para condução segura e adequada destas rodadas de avaliação.

  • A FEBRACE recomenda que o orientandor ou coorientador dos estudantes esteja presente durante as bancas de avaliação online, para poder acompanhar as entrevistas e prestar suporte remoto aos estudantes para eventualidades.
  • A FEBRACE programa uma série de outras atividades dedicadas aos Orientadores e Coorientadores durante a mostra de projetos.

Conheça os critérios de avaliação da FEBRACE clicando aqui.

4) Quem pode visitar a mostra de finalistas?

A entrada na mostra de projetos é gratuita, e a visitação é livre e aberta a todo o público. A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, estarão melhor detalhados no Calendário.

5) Precisa pagar para visitar a Mostra de Finalistas?

Não, a entrada na mostra de projetos é gratuita. A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, e para o agendamento de grupos estarão melhor detalhados no Calendário.

6) O Orientador / Coorientador do projeto será avaliado durante a mostra de projetos?

Não. A FEBRACE possui outras formas de reconhecimento para os esforços dos professores. Conheça mais sobre o Prêmio Professor Destaque.

7) Todos os estudantes precisam estar presentes na avaliação?

Não. Basta que um estudante esteja presente para garantir a participação do projeto na Mostra de Projetos e participe das entrevistas com os avaliadores.

8) Durante a mostra de finalistas o Orientador / Coorientador poderá apresentar o projeto no lugar do estudante?

Não. O aluno pesquisador e desenvolvedor do projeto é quem é avaliado durante a mostra de finalistas. Não é permitido que o Orientador ou o Coorientador realizem a apresentação.

9) O que deve ser apresentado durante a Mostra de Finalistas?

Os estudantes deverão apresentar toda a documentação da realização do seu projeto, principalmente o Relatório ou Artigo Científico e o Diário de Bordo do Projeto. Adicionalmente os estudantes devem preparar uma apresentação oral e um pôster explicativo do projeto que também serão avaliados. O funcionamento de protótipos pode ser demonstrado, mas não é obrigatório. Os estudantes podem recorrer a outros instrumentos auxiliares como apresentações audiovisuais, slides, etc.
Em mostras realizadas no formato online o vídeo do projeto será um item essencial durante a mostra de projetos.

10) O que é o Pôster ou Painel Explicativo?

O pôster ou painel de um projeto científico ou de engenharia é uma ferramenta visual explicativa, que apresenta de forma sucinta os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. O pôster de apresentação do projeto deve ter no máximo 0,9m de largura x 1,2m de altura. O relatório do projeto ou artigo científico é o registro escrito e detalhado do trabalho realizado pelo estudante. O projeto também pode optar em utilizar um painel composto por diversas folhas A4, contendo as informações acima de forma organizada e de leitura fácil e atrativa.

11) Qual é o tamanho do estande?

Na FEBRACE realizada de forma presencial, todos os finalistas recebem um estande com as mesmas medidas. Esta configuração é padrão para todos os projetos, não existindo exceções.

O estande inclui:

  • Área de afixação do poster: 0,90m x 1,20m. O poster pode ser colado ou pendurado na área disponível.
  • Mesa de apoio (em forma de balcão com tampo de 1,0 m de largura por 0,40 m de profundidade e 1,06 m de altura) para a colocação de algum protótipo, material complementar ilustrativo da pesquisa do diário de bordo e do relatório do projeto cada projeto.

12) Existe alguma restrição de materiais que podem ser mostrados na bancada de exposição de projetos?

Sim, para garantir a segurança de todos os participantes e visitantes presentes, alguns materiais não são permitidos na bancada de exposição de projetos:

  • Organismos vivos ou mortos, incluindo plantas;
  • Flúidos animais ou humanos (por exemplo sangue, urina, etc.);
  • Quaquer substância no estado líquido;
  • Qualquer substância ou equipamento perigoso;
  • Qualquer substância que gere gás ou fumaça (por exemplo gelo seco);
  • Materiais afiados ou pontiagudos;
  • Chamas ou materiais inflamáveis;

13) Qual o conteúdo do Estande Virtual?

O conteúdo apresentado no “estande virtual” do projeto disponível para visitação na mostra virtual é o mesmo para todos, e inclui:

  • Título do projeto, nome estudantes autores e orientadores.
  • Resumo do Projeto
  • Poster do Projeto
  • Vídeo do Projeto

14) Onde encontro a programação da feira?

Você encontra a programação da feira na página de Calendário.

15) Onde encontro os resumos dos projetos?

Os resumos dos projetos finalistas da edição mais recente da feira estão disponíveis nos estande virtuais de cada projeto na FEBRACE Virtual. Os resumos dos projetos finalistas de todas as edições das feiras estão disponíveis nos Anais, disponíveis para consulta no Acervo.

16) Onde encontro vídeo ou fotografias da mostra?

Você encontra vídeos e fotografias no Acervo.

17) Posso visitar com minha escola?

Sim, a entrada na mostra de projetos é sempre gratuita, e a visitação é livre e aberta a todo o público. Informações sobre a visita pública para a mostra presencial, incluindo agendamento de grupos, estarão melhor detalhados no Calendário. A visita para a FEBRACE Virtual é sempre livre e não requer nenhum cadastro prévio do visitante.

18) Sou jornalista ou produtor de um veículo midiático, como posso contatar os estudantes ou professores?

Envie um e-mail para imprensa@febrace.org.br para solicitar mais informações.

19) Sou fornecedor de serviços para eventos, como faço para sugerir minha empresa?

Envie a apresentação ou portfolio de sua empresa para contato@febrace.org.br.

20) Como posso sugerir uma atividade para a feira?

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção sugestão.

21) Como faço para divulgar meu serviço, evento ou marca na feira?

Você precisa ser um parceiro da FEBRACE para obter espaço de exposição de seu serviço ou marca na FEBRACE. Envie um email para patrocinio@febrace.org.br para obter maiores informações sobre como se tornar um parceiro.

Algumas informações também estão disponíveis na página FEBRACE Vale a Pena.

22) Não encontrei a resposta para minha dúvida e quero entrar em contato.

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção dúvidas ou envie um email para contato@febrace.org.br.

Outros tópicos de Dúvidas: