Tire suas dúvidas
duvidas

Participação e Inscrição

1) Como participar?

Para participar da FEBRACE o estudante deve desenvolver um projeto em uma das seguintes categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias. É preciso preparar um Plano de Pesquisa, um Diário de Bordo (deve acompanhar todo o trabalho do início ao fim), o relatório do projeto e seu resumo. O projeto deverá ser desenvolvido seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia.

Para dicas de como preparar cada um destes materiais, clique nos links abaixo:

Para mais informações sobre as metodologias exigidas, clique nos links abaixo:

2) Quem pode participar?

Podem submeter projetos para a FEBRACE estudantes que tenham cursado o 8° ou 9° Ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico, no ano anterior a data de realização da mostra de projetos. A FEBRACE recebe projetos de estudantes com pelo menos 12 anos completos durante o desenvolvimento do projeto e no máximo até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes mês de maio no ano da realização da mostra de projetos. Todos os projetos devem ser orientados por um Orientador adulto (maior de 21 anos), e podem contar com um Coorientador, que precisa ter 18 anos completos durante o ano do desenvolvimento do projeto

3) Quais são as categorias apresentadas na FEBRACE?

A FEBRACE apresenta projetos de Ciências e Engenharia nas seguintes subcategorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharia. A lista é baseada na Tabela de Áreas e Sub-areas do Conhecimento da FAPESP.

4) Sou obrigado a escolher uma das categorias listadas no site? Como devo escolher se desenvolvi um projeto multi-disciplinar?

Sim. Todos os projetos enviados à FEBRACE devem ser inseridos em uma das categorias e em suas respectivas subcategorias. Isso não impende que você realize um projeto multi-disciplinar, mas você deve na escolha da categoria verificar qual o enfoque principal de seu projeto.

Conferir o Plano de Pesquisa do projeto é uma ótima forma de determinar o enfoque principal do projeto, uma vez que nele constam seus objetivos, hipótese e a descrição dos métodos que serão utilizados. Na escolha da categoria para projetos multi-disciplinares, você deve ponderar quem é o melhor avaliador para analisar o projeto desenvolvido. Por exemplo, se você desenvolveu um protótipo de engenharia voltado para educação, quem será o avaliador mais qualificado para analisar o protótipo. Um engenheiro que irá analisar o desenvolvimento do protótipo, ou um avaliador com formação em educação, que irá avaliar a aplicação do protótitpo desenvolvido para educação.

5) Quem terminou o Ensino Médio ou Técnico pode participar?

Não. Para poder participar da FEBRACE o estudante deve estar cursando o 8° ou 9° ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico, no ano anterior a data de realização da mostra de projetos.
Quem já concluiu o Ensino Médio ou Técnico pode atuar como Coorientador, auxiliando o Orientador no trabalho com os Estudantes.

6) Já estou na Universidade, posso participar?

Não poderá participar submetendo projetos. Há outros eventos para divulgação de trabalhos para quem já entrou na Universidade. No site da USP você pode encontrar informações sobre alguns desses eventos. A melhor forma de buscar no site da USP é através das Escolas ou Institutos que atuam nas áreas que lhe interessam e lá identificar quais eventos eles organizam.

Procure também em ferramentas de busca como o Google, usando palavras-chave como, por exemplo, Iniciação Científica.

Estudantes universitários de graduação podem aproveitar a oportunidade de coorientar estudantes mais novos na realização de seus projetos da FEBRACE.

Estudantes universitários também podem conferir o programa que conta com membros do comitê organizador da FEBRACE em sua organização, em parceria com o Instituto Claro – o Campus Mobile.

7) Quem já participou de outras edições da FEBRACE pode participar novamente?

Sim, contanto que o estudante ainda esteja cursando o Ensino Médio ou Técnico durante o ano do desenvolvimento do projeto e esteja dentro das regras de participação.

8) Qual o limite de idade?

A FEBRACE recebe projetos de estudantes com pelo menos 12 anos completos durante o ano de desenvolvimento do projeto e no máximo até 20 anos, e não poderão completar 21 anos antes mês de maio no ano da realização da Mostra. Orientadores devem ter 21 completos no ano de orientação dos estudantes no desenvolvimento do projeto. Coorientadores deve ter 18 anos completos no ano de coorientação do desenvolvimento do projeto.

9) Estou cursando o 3º Ano do Ensino Médio ou estou concluindo o Ensino Técnico neste ano, posso submeter o meu projeto para a FEBRACE, já que a mostra só acontece no ano seguinte?

Sim, você pode participar. O que vale para a FEBRACE é o ano cursado pelo estudante durante o ano de desenvolvimento do projeto, que é sempre anterior ao ano da realização da Mostra. A Mostra serve para dar aos finalistas a oportunidade de divulgarem os resultados dos projetos que já foram desenvolvidos.

A autoria de um projeto é vinculado, em primeiro lugar, ao estudante pesquisador, independente do seu vínculo institucional.

10) Quem pode orientar um projeto?

Professores, especialistas ou profissionais das áreas trabalhadas. O Orientador deverá ter mais de 21 anos completos no ano de desenvolvimento do projeto. O Orientador deverá orientar o estudante durante toda a realização do projeto.

11) Qual é o papel do Coorientador?

O Coorientador deve auxiliar o Orientador do projeto na orientação dos estudantes durante a sua realização, podendo assumir o papel do Orientador em ocasiões em que ele não possa acompanhar os estudantes. O Coorientador também pode cumprir o papel de especialista na área de pesquisa do estudante, quando o assunto do projeto não é da área de especialidade do Orientador.

12) Preciso de um Orientador? E um Coorientador?

Sim. Todo estudante deve ser orientado por um adulto maior de 21 anos. O suporte de um Coorientador é opcional.

13) Quem pode ser o Coorientador de um projeto?

Podem atuar no papel de Coorientador pessoas maiores de 18 anos e que já tenham finalizado o Ensino Médio e/ou Técnico.

14) Alunos da mesma série (no Ensino Fundamental, Médio ou Técnico) ou mais velhos podem orientar ou coorientar um projeto?

Não. Apenas professores ou profissionais adequados de cada área podem orientar um projeto.
Jovens maiores de 18 anos e que concluíram o Ensino Médio ou Técnico podem atuar como Coorientadores de um projeto.

15) O Orientador ou Coorientador precisam ser obrigatoriamente um professor da minha escola?

Não. O Orientador ou Coorientador de seu projeto não precisam ter vínculo com sua escola.
O Orientador deve ser um adulto com mais de 21 anos durante o período da feira. O Coorientador pode ser uma pessoa que já completou 18 anos

16) Os meus colegas devem ter a mesma idade que eu?

Não, os colegas do grupo não precisam tera mesma idade nem estar cursando a mesma série. Todos os estudantes devem ter pelo menos 12 anos completos durante o desenvolvimento do projeto e que não poderão completar 21 anos até 1 de maio do ano da mostra de projetos vigente.

17) Os meus colegas devem estar na mesma série que eu?

Não, basta que todos seja estudantes do 8° ou 9° Ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou o Ensino Técnico, não precisam ser da mesma série. Todos os estudantes autores devem estar dentro das regras de participação.

18) Os meus colegas devem estar estudando na mesma escola que eu?

Não. Os Projetos podem ser realizados por estudantes de escolas diferentes

19) Um projeto individual pode mudar para um projeto em grupo ou vice-versa?

Não. Não é possível alterar um projeto realizado individualmente para um projeto de grupo, ou vice-versa. O projeto submetido não pode ser alterado. Lembre-se que um projeto deve ser realizado por até no máximo 3 estudantes. Um projeto estará sujeito à desclassificação caso a FEBRACE perceba alguma irregularidade. Não serão aceitos projetos cadastrados como individuais mas realizados em grupo, ou projetos em grupo realizados por mais do que 3 estudantes.

Só é permitido caso um projeto tenha tido uma fase anterior realizada em grupo, mas na fase mais recente tenha se tornado um projeto individual, ou vice-versa. Neste caso, o projeto submetido deverá refletir apenas a fase mais recente, e não o projeto todo.

20) Quantas pessoas podem participar de um projeto enviado a FEBRACE?

Os estudantes podem desenvolver os projetos individualmente ou em grupos de até no máximo 3 estudantes, sob a orientação de um Orientador maior de 21 anos. Projetos desenvolvidos por mais do que 3 estudantes estão fora das regras de participação.

21) Posso substituir membros do meu grupo após concluir o envio do projeto?

Não. Após a finalização do envio do projeto, não serão permitidas alterações dos realizadores do projeto.

22) Posso enviar um projeto realizado por mais que 3 estudantes?

Não. Só podem participar da FEBRACE estudantes que desenvolveram projetos individualmente ou por grupos de até 3 integrantes.

A FEBRACE desclassicará os projetos realizados por grupos compostos por mais de 3 estudantes, quando estes forem irregularmente cadastrados.

Se você realizou um projeto de pesquisa envolvendo sua classe ou escola toda como autores do projeto, você não pode escolher 1, 2 ou 3 representantes como representantes para inscrever o projeto na FEBRACE. Projetos desenvolvidos pela sala toda ou pela escola estão fora das regras de participação da FEBRACE. Para projetos ou ações desenvolvidos em sala você pode buscar por outras iniciativas, como por exemplo, o Prêmio Respostas para o Amanhã.

23) Posso enviar mais de um projeto?

Cada estudante só poderá enviar um projeto, seja este individual ou em grupo de até 3 estudantes autores. Orientadores podem orientar e submeter mais de um projeto.

24) Posso realizar um projeto a partir do trabalho de outro pesquisador ou de um projeto iniciado por outros estudantes?

Sim. Mas deve ficar claro em sua documentação (Plano de Pesquisa, Relatório ou Artigo Científico e Diário de Bordo) o que foi realizado pelo estudante autor do projeto atual e quais informações referem-se ao trabalho do pesquisador ou do projeto desenvolvido anteriormente pelos outros estudantes.

Para dicas de como preparar cada um desses documentos, clique nos links abaixo:

25) Posso continuar o trabalho de um projeto que iniciei anteriormente?

Sim. Lembre-se que em sua documentação (Plano de Pesquisa, Relatório ou Artigo Científico e Diário de Bordo) devem ficar claro quais partes do projeto foram realizados no ano anterior e quais foram os avanços realizados na continuação.

Para dicas de como preparar cada um desses documentos, clique nos links abaixo:

Para continuação de projetos anteriores você precisa preencher o Formulário para Continuação de Projeto Anterior. Para acessar o formulário, clique aqui.

26) Quantos projetos um professor pode orientar?

Não existe um limite na quantidade de projetos ou estudantes que cada professor pode orientar. O orientador poderá trabalhar com quantos estudantes ou projetos que o seu tempo permitir.

Todos os projetos desenvolvidos pelos estudantes poderão ser submetidos para a FEBRACE, contanto que eles estejam dentro das regras de participação.

27) O que são os Formulários Adicionais?

De acordo com o regulamento internacional adotado também pela FEBRACE, o estudo de certas temáticas requer que o estudante busque aprovação de instituições especializadas, o aval e acompanhamento de profissionais e/ou pesquisadores da área, garantindo que o estudo seja realizado de forma segura. Neste caso, os estudantes precisarão preencher Formulários Adicionais, de acordo com o objeto estudado. Clique aqui para saber mais sobre estes casos especiais.

28) A FEBRACE aceita o envio de projetos pelo correio?

Não. O envio de seu cadastro básico de informações deve ser realizado exclusivamente online pelo Sistema de Submissão.

29) Quanto devo pagar para participar da feira?

Você não paga nada para submeter o seu projeto. A inscrição é totalmente gratuita.

Pode ser solicitado uma taxa de confirmação para a participação dos finalistas na mostra de projetos. As informações estarão disponíveis no documento de orientação publicado junto da lista dos finalistas, em dezembro ou janeiro e na página de taxas.

A visita para a mostra de projetos será sempre gratuita. A visita para a mostra virtual é sempre livre e gratuita e não requer nenhum cadastro prévio do visitante.

30) Clubes de Ciência podem submeter projetos para FEBRACE?

Sim. Mas cada estudante deve obrigatoriamente estar vinculado a sua escola de origem, mesmo quando o projeto é realizado fora dela, por exemplo, em Clubes de Ciência.

31) Como e quando ficarei sabendo se fui selecionado como finalista da FEBRACE?

A lista completa dos finalistas da FEBRACE será divulgada no nosso site nos meses de dezembro ou janeiro. Confira o detalhamento completo em nosso Calendário.

32) Submeti o meu projeto, mas não encontrei o meu nome ou meu projeto na lista, o que aconteceu?

Se você não encontrou o seu nome ou o título de seu projeto na lista de finalistas, infelizmente o seu projeto não foi selecionado.
Reforçamos que a decisão do Comitê de Seleção é soberana e final.

33) Submeti o meu projeto, mas não encontrei o meu nome ou meu projeto na lista, posso encaminhar uma solicitação de nova análise do meu projeto?

Informações e prazos específicos para enviar uma solicitação de nova analise, são publicados junto da lista dos finalistas, em dezembro ou janeiro.

34) Submeti o meu projeto, mas não fui selecionado, receberei algum retorno da avaliação do meu projeto?

Sim. Algumas semanas após a publicação dos finalistas, enviaremos por e-mail (para os endereços de e-mail cadastrados) os motivos de não seleção e quando disponível comentários dos avaliadores. Como o volume de projetos submetidos é grande, os envios acontecerão aos poucos ao longo de diversas semanas durante os meses de fevereiro e março.

35) Não encontrei a resposta para minha dúvida e quero entrar em contato.

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção dúvidas ou envie um email para contato@febrace.org.br.

Outros tópicos de Dúvidas: