Tire suas dúvidas
duvidas(1)

FEBRACE e Oportunidades

1) O que é a FEBRACE?

A FEBRACE é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, um movimento criado para estimular a cultura investigativa, a criatividade, a inovação e o empreendedorismo na Educação Básica brasileira. Isso é feito por meio do incentivo à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. A FEBRACE alcança seu objetivo na mostra de projetos finalistas que ocorre anualmente em março desde 2003.

2) Quem realiza a FEBRACE?

A FEBRACE é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico – LSI-TEC.

3) Quando ocorre a FEBRACE?

A FEBRACE é uma ação contínua que ocorre ao longo de todo o ano. Mas a mostra de projetos desenvolvidos por estudantes de todo o Brasil ocorre sempre no mês de março.

**A FEBRACE 2024 está prevista para acontecer 18 a 22 de março de 2024. As atividades da FEBRACE 2024 incluem a FEBRACE Virtual, a mostra virtual em que participam todos os 500 projetos semifinalistas e finalistas e a Mostra presencial em que participam ~200 projetos finalistas. Os projetos podem ser submetidos até 18 de Outubro de 2023.**

4) Como faço para desenvolver um projeto?

Um projeto deve ser desenvolvido seguindo a Metodologia Científica ou a Metodologia de Engenharia. Se tiver dúvidas sobre como desenvolver uma solução para seu problema, faça o curso gratuito do APICE de “Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica”. Você pode acessar o curso no link da plataforma: http://apice.febrace.org.br/.

Para mais informações sobre as metodologias exigidas, clique nos links abaixo:

5) Como posso ser um Avaliador na FEBRACE?

Professores universitários, profissionais especializados, pesquisadores que já possuam título de Mestre ou estudantes de Doutorado podem ser avaliadores da FEBRACE atuando de forma voluntária. A FEBRACE é uma ótima oportunidade para conhecer as ideias e os trabalhos de estudantes dos dois últimos anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do Ensino Técnico de todo o país. Envie um e-mail para o endereço avaliadores@febrace.org.br, com o assunto “Avaliador FEBRACE”, e serão enviadas informações detalhadas sobre o procedimento de participação. Em seu e-mail você deverá incluir: nome completo, e-mail, telefone, nível de formação superior, e área de atuação. No caso dos acadêmicos, inclua também endereço para o currículo lattes. Avaliadores voluntários da FEBRACE também poderão ser convidados para participar em outros programas associados a FEBRACE

6) Como posso ser um patrocinador ou parceiro da FEBRACE?

A FEBRACE é um projeto permanente, que culmina em na feira anual como seu evento principal, concedendo grande visibilidade em todo o Brasil durante todo o ano. Envie um email para patrocinio@febrace.org.br para obter maiores informações.
Algumas informações também estão disponíveis na página FEBRACE Vale a Pena.

7) Como os semifinalistas são selecionados?

Estudantes de todo o país podem submeter projetos desenvolvidos em diversas áreas para a FEBRACE. O Comitê de Seleção e o Comitê de Revisão Científica verificam a documentação e analisam os projetos com base em diversos critérios. Esses critérios são: criatividade e inovação da pesquisa, o conhecimento científico do problema, a maneira como foram levantados os dados e a forma como foi conduzida a pesquisa. São avaliadas também a metodologia empregada, a profundidade da pesquisa e a clareza de apresentação.

Estudantes também podem ter seus projetos selecionados como semifinalistas participando de uma das Feiras Afiliadas da FEBRACE. Projetos escolhidos em feiras afiliadas também devem seguir todas as regras de participação da FEBRACE. A partir das avaliações realizadas pelos pré-avaliados, alguns critérios específicos são considerados pelo Comitê de Seleção na escolha de semifinalistas, para que que os semifinalistas presentes sejam representativos como “brasileiro” as vagas disponíveis para os participantes por submissão direta são distribuídas seguindo uma proporção baseada no número de submissões e no número de estudantes por unidade da federação de acordo com o Censo Escolar do INEP. O comitê de seleção também estabelece um limite na quantidade de estudantes por escola e observa a quantidade de submissões recebidas por categoria do projeto.

8) Como os finalistas são selecionados?

Os estudantes com projetos selecionados como semifinalistas participarão de rodadas de avaliação online conduzidas na plataforma zoom, realizadas no mês de janeiro. O resultado destas avaliações definirá os projetos finalistas da FEBRACE. Será levado em consideração nesta definição a proporção de participação de projetos na sete áreas do conhecimento, bem como os melhores projetos avaliadores por unidade da federação.

9) Quais são os critérios de avaliação?

Tanto na fase de seleção de finalistas, como durante a mostra de finalistas, os seguintes critérios são avaliados: Criatividade e Inovação; Aplicação de Método Científico ou Método de Engenharia; Profundidade; Clareza. A seleção de projetos observará o Plano de Pesquisa, Relatório ou Artigo Científico e Resumo do projeto. A exposição de projetos observará o Relatório ou Artigo Científico , o Diário de Bordo e Pôster do projeto, e avaliará também, a apresentação oral.Em edições com avaliação online, o conteúdo do vídeo do projeto também será observado.

Para dicas de como preparar cada um destes materiais clique nos links abaixo:

10) Quem avalia os projetos submetidos e quem avalia os semifinalistas e finalistas da FEBRACE?

Os projetos submetidos e os finalistas são avaliados por professores universitários, pesquisadores da área, estudantes de Doutorado e Mestrado, profissionais da área.

A avaliação dos projetos submetidos é realizada a distância pelos avaliadores voluntários durante a seleção de finalistas.

Os finalistas são avaliados presencialmente por avaliadores voluntários que visitam o exposição de projetos. Edições com avaliação online contam com a participação de avaliadores voluntários participando à distância.

11) Como os semifinalistas são avaliados?

Cada finalista ou grupo de finalistas será avaliado por pelo menos 5 avaliadores do Comitê de Avaliação da FEBRACE em bancas online conduzidas na plataforma zoom. Esse comitê analisará os projetos de acordo com os critérios de avaliação da FEBRACE. Durante as bancas online os estudantes finalistas terão um tempo pré-determinado para apresentar o seu projeto, em que eles poderão utilizar uma apresentação de slides como suporte, seguido por uma rodada de perguntas e respostas da banca de avaliadores presentes.

12) Como os finalistas são avaliados?

Cada finalista ou grupo de finalistas será avaliado por pelo menos 3 avaliadores do Comitê de Avaliação da FEBRACE. Esse comitê analisará os projetos de acordo com os critérios de avaliação da FEBRACE.

13) Quais são os Prêmios oferecidos pela FEBRACE?

Todos os estudantes e professores que participam da FEBRACE recebem no final do evento um certificado de participação. Além de medalhas e troféus para os melhores finalistas de cada categoria, os estudantes também podem receber equipamentos eletrônicos, certificados de diversas organizações e empresas, entre outros prêmios concedidos com apoio de nossos parceiros.

A FEBRACE concede medalhas e troféu para os destaques nas seguintes categorias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias. Também são concedidos certificados de reconhecimento para o projeto destaque de cada unidade da federação. Apenas os estudantes e professores classificados como finalistas são elegíveis a estas premiações.

A premiação da FEBRACE também concede o credenciamento para participação como finalista em outras feiras, como a feira internacional ISEF ou participação em programas de imersão como o ISSI do Instituto Weizmann.

Os estudantes e professores que participarem da FEBRACE como semifinalistas, receberão certificados digitais de participação como de semifinalistas.

O reconhecimento do prêmio votação popular é conduzido por meio da mostra virtual na FEBRACE Virtual. Todos os projetos finalistas e semifinalistas são elegíveis para este reconhecimento.

14) Porque não recebi o meu prêmio / certificado?

Os prêmios possuem diferentes prazos de entrega de acordo com a entidade que os concede. Prêmios de organizações internacionais possuem seus próprios prazos de entrega, que variam de 3 a 6 meses após o envio dos dados dos premiados para eles. Geralmente as entidades enviam os prêmios diretamente para os premiados, sem o intermédio da Organização da FEBRACE. Nestes casos, infelizmente a FEBRACE é incapaz de controlar e confirmar o envio dos prêmios e / ou certificados.

Os Certificados são emitidos pela FEBRACE a partir de dados presentes em nosso banco de dados, por isso é muito importante o cadastro correto de seus dados pessoais. Participantes a partir da FEBRACE 2022, terão seus certificados de participação disponíveis em seu cadastro na plataforma MInha FEBRACE. Se você não não está encontrando seu certificado de participação, escreva para contato@febrace.org.br, com seu nome completo, projeto e ano de participação, para que a nossa equipe de atendimento possa verificar a ocorrência. Não emitimos 2a via de certificados de premiações concedidas por entidades parceiras, apenas para premiações concedidas pelas Organização da FEBRACE.

Informações sobre o envio de materiais e prêmios dos participantes da FEBRACE que acontecem for formato online, receberam informações enviadas por email, de acordo com o cronograma de atividades de cada ano. Se você possui alguma dúvida sobre este envio, escreva pára contato@febrace.org.br, informando seu ano de participação e identificação do projeto (Título e ID) para respondermos com as informações de envio.

15) O que é a ISEF?

A ISEF – International Science and Engineering Fair – Feira Internacional de Ciências e Engenharia, realizada anualmente em maio nos EUA em cidades diferentes do país, desde 1950. É a maior feira de ciências e engenharia para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam da feira projetos mais de 80 nações e territórios de todo o mundo. A ISEF é um programa organizado pela Society for Science – www.societyforscience.org.

Ela já foi conhecida como Intel ISEF, quando contou com a Intel como sua patrocinadora chefe entre 1997 a 2019. O programa possui um novo patrocinador chefe desde 2020, por isso atualmente é conhecida como Regeneron ISEF.

16) Quem pode participar da ISEF?

Para participar da ISEF você precisa participar de uma das feiras afiliadas à ISEF. As feiras afiliadas estão encarregadas de selecionar os melhores estudantes, que participarão da feira internacional com os seus projetos. A FEBRACE, desde o seu primeiro ano, seleciona estudantes que fazem parte da Delegação Brasileira que participa da ISEF.

Na FEBRACE, apenas projetos desenvolvidos por estudantes que não completaram 20 anos podem concorrer ao prêmio.

17) Quantos projetos da FEBRACE participam da ISEF?

A FEBRACE 2003 participou da ISEF 2003 com 6 projetos e desde 2004 participa com 9 projetos. A quantidade pode mudar dependendo das regras do programa.

18) Preciso ser fluente em inglês para que o meu projeto participe da ISEF?

Não, você não precisa ter fluência em inglês para participar da ISEF.
A fluência em inglês pode ser solicitada para outros programas específicos, mas não é uma exigência para a ISEF.

19) Como posso ser um Voluntário na FEBRACE?

Diversas pessoas colaboram com a FEBRACE voluntariamente durante o período da feira, desde a sua primeira edição. É uma chance imperdível de conhecer pessoas novas, e ter contato com estudantes do Brasil inteiro. Informações detalhadas em nosso site.

20) Não encontrei a resposta para minha dúvida e quero entrar em contato.

Utilize o formulário de contato na página de Fale com a FEBRACE e selecione a opção dúvidas ou envie um email para contato@febrace.org.br.

Outros tópicos de Dúvidas: